domingo, 25 de outubro de 2009

Aniversário do Núcleo de Ronfe

No dia 18 de Novembro, partimos rumo a Ronfe para, juntamente com vários Núcleos da Região, dar os parabéns ao jovem núcleo de Ronfe que completou, no passado Domingo, 35 anos de existência. Foi emocionante olhar para o desfile e constatar que uma grande parte de homens e mulheres maduros, por quem a vida passou e marcou das mais diversas formas, desfilava com orgulho e irradiando um sorriso rasgado, revelando o espírito de um jovem de outrora, que apenas amadureceu com a vida.
De salientar também o tema da Eucaristia, que nos levou a reflectir sobre o sentido que damos à nossa passagem pela vida. De grande beleza foram também os cânticos escolhidos pelo grupo coral que, de uma forma simples e doce, tocou nos nossos sentimentos.
De registar também os louvores atribuídos a vários dirigentes regionais e locais que, das mais diversas formas, foram cruciais para o desenvolvimento do Escutismo na região. O final culminou com um excelente buffet, onde todos se deliciaram e confraternizaram entre os vários núcleos. Nesta actividade, estiveram presentes 19 associados e 5 familiares do nosso Núcleo. Parabéns ao Núcleo de Ronfe.
Ludovina Abreu

RPN - Outubro

No passado dia 6 de Novembro, a nossa reunião mensal ficou marcada pelo entusiasmo de todos, ao entrar na Nossa Sede, para a primeira reunião em nossa “casa”. Todos demonstraram grande alegria com o avanço das obras, onde faltam apenas pequenos pormenores para a sua conclusão. Foi uma reunião em que o assunto “sede” foi o tema predominante, onde todos manifestaram preocupação e vontade de encontrar formas para a sua manutenção.
Ficou também acordado que só a iríamos inaugurar, quando tudo estivesse concluído, uma vez que não nos foi possível, a sua inauguração mais cedo, como era nosso desejo, pois estas obras foram feitas com o esforço e a boa vontade de quem nos quis ajudar, tornando o andamento mais lento. Mas o dia está próximo e iremos anunciá-lo.
Um bem haja à Junta de Freguesia de Polvoreira que, durante estes anos, nos acolheu, disponibilizando-nos uma sala do ATL para nos reunirmos e desta forma contribuir para que a FNA em Polvoreira continuasse activa.
Ludovina Abreu

Visita Cultural

No dia de 20 de Setembro, tivemos mais uma saída para uma visita cultural, na senda de S. Bento. Partimos da nossa Sede, cerca de 30 associados, familiares e colaboradores, com destino ao Mosteiro de S. Martinho de Tibães (Braga) - a casa mãe dos Beneditinos em Portugal.
Esta visita foi cheia de História e Natureza. Admirámos a beleza do Mosteiro, a sua estrutura com tantos séculos e também a inteligência dos monges. Eles souberam construir pomares, vinhas, jardins, moinhos, um aqueduto e uma farmácia para cura das doenças, assim como um enorme tanque para fazer bem ao corpo e à mente. Depois, subimos o magnífico escadório encimado pela capela de S. Bento. Embrenhámo-nos pelo bosque, sentindo o calor do sol e o cheiro da terra cheia de orvalho. Pelas 11 horas, participámos na Eucaristia paroquial, na extraordinária igreja do convento, repleta de talha dourada. No fim da Celebração, o Sr. P. Luís Marinho teve uma palavra de simpatia para com o nosso grupo.
Fomos, então, para a visita ao interior do mosteiro, apreciámos uma exposição sobre a natureza real. Visitámos os enormes corredores em cruz, a sala do capítulo, as celas, as pinturas, os jardins, fontes e pátios interiores. Aqui se sente perfeita a Regra de S. Bento: Ora et Labora (reza e trabalha). No fim da visita, foi o almoço partilhado, alegre e bem disposto, seguindo-se um pequeno passeio. O nosso Presidente reuniu ainda com o grupo para tratarmos de assuntos sobre a nova sede.
No final, e à boa maneira escutista, fizemos uma oração de agradecimento a Deus por este dia. E cantando alegremente ao som da viola, ficámos: Alerta para Servir.
Gina Lameiras