sábado, 23 de março de 2013

Conselho Nacional

No passado fim de semana, 16 e 17 de Março, realizou-se o Conselho Nacional Plenário da FNA, que teve lugar em Fátima, na Casa de Retiros de Nossa Senhora do Carmo. Do nosso Núcleo, marcaram presença os associados Sérgio Silva (Secretário da Direcção), Domingos de Oliveira (Presidente cessante) e António P. de Oliveira.

De entre os pontos abordados, refira-se a aprovação do Relatório e Contas 2012 e o Plano de atividades para 2013.

Seguiram-se trabalhos de grupos sobre a possibilidade de abertura da FNA a elementos que não tenham feito promessa no Corpo Nacional de Escutas. Partindo deste pressuposto, foram abordadas propostas,  como a necessidade de alteração dos estatutos e os artigos para regulamentação deste tema.

Foi eleita por maioria a lista única para a nova Mesa do Conselho Nacional, constituída pelos nosso irmãos escutas: Campos de Sousa (Presidente), José Augusto Silva (Vice-presidente) e José Sampaio Vilela (Secretário). A votação teve 130 votos a favor, 7 votos contra e 6 votos em branco.

SÉRGIO SILVA

sábado, 16 de março de 2013

Conselho de Núcleo – Parte II


No passado dia 9 de Março, reunimos na nossa sede para eleição da nova Direção para o triénio 2013-2015 e aprovação do orçamento e plano de atividades para o ano de 2013. Num universo de 38 associados (alguns residentes no estrageiro), estiveram presente 22. A única lista proposta foi eleita com 20 votos a favor e 2 abstenções. O orçamento foi aprovado com 21 votos a favor e uma abstenção, o plano de atividades foi aprovado por unanimidade. O nosso assistente, Pe. Miguel Ângelo propôs um “voto de Louvor” para a Direção cessante, “pela sua dedicação, competência e sentido de responsabilidade”, lembrando que o crescimento da Associação faz-se com a colaboração de todos. O voto de Louvor foi aprovado por unanimidade e aclamação. Realçou também a humildade do nosso Presidente em exercício, Domingos de Oliveira, pela “discrição, espírito de serviço e grande dedicação ao nosso Núcleo, em órgãos diretivos desde 7 de Outubro de 2005”. De igual modo, o nosso Assistente dirigiu palavras de saudação à nova direcção, desejando-lhes "um bom trabalho, muita coragem, persistência e paciência". O associado Bento Silva, lembrando o Dia Internacional da Mulher, que se comemorou no passado dia 8 de Março, não quis que terminássemos a reunião, sem antes fazer uma homenagem a todas as mulheres, mas dedicando-a especialmente àquela que foi sua catequista e prima, Maria da Glória Pinheiro que, na sua opinião, foi muito especial e uma grande referência pelo seu exemplo de vida.

Direção Eleita Triénio 2013-2015

Presidente: António Leite Abreu Cardoso
Vice-Presidente: Virgínia Madredeus Lameiras
Secretário Administrativo: Paulo Sérgio Ferreira da Silva
Assistente: Miguel Ângelo Pinheiro Gomes (Pe.)

Ludovina Abreu




quinta-feira, 14 de março de 2013

Associação dos Antigos Escuteiros de Polvoreira (AAEP)

ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA

No dia 9 de Março, na sede social da Associação, realizou-se a Assembleia Geral Extraordinária da Associação dos Antigos Escuteiros de Polvoreira (AAEP) para eleição dos novos Corpos Sociais para o triénio 2013–2015. Depois da leitura e aprovação da acta da Assembleia anterior, procedeu-se à votação da lista apresentada, que obteve 21 votos a favor, 1 voto branco e um nulo. Seguiu-se a apresentação, apreciação e votação do Orçamento (22 votos a favor e uma abstenção) e do Plano de Actividades para 2013, aprovado por unanimidade.

MESA DA ASSEMBLEIA
Presidente: Alfredo Freitas Silva; Primeiro Secretário: Bento de Ascensão Freitas Silva; Segunda Secretária  - Ludovina Maria Fernandes Abreu.
DIRECÇÃO: Presidente: Virgínia da Madre-Deus Lameiras; Vice–Presidente: António Leite Abreu Cardoso; Secretária: Cristina Paula Mendes: Tesoureiro: Paulo Sérgio Ferreira da Silva.

CONSELHO FISCAL
Presidente: João Jorge Oliveira Abreu; Secretário: João de Abreu; Vogal: Francisco Carlos Mendes Teixeira.

domingo, 10 de março de 2013

Departamento de Acção Social


No passado dia 27 de Fevereiro, reuniu o Departamento de Acção Social, com a presença de 5 elementos. Dos vários assuntos tratados, destacam-se: a marcação da “Recolha de Alimentos” no Intermarché de Urgezes, para os dias 6-7 de Abril; a decisão de participar com dois elementos do nosso Núcleo na 1.ª reunião de trabalho de apoio a escuteiros da CERCIGUI; a angariação de produtos de criança em resposta ao apelo do Núcleo de Cambeses. Reflectiu-se ainda a possibilidade de criar uma campanha de angariação de fundos para a compra de uma cadeira de rodas para uma menina de Polvoreira.