quarta-feira, 24 de julho de 2013


 
 
VOLTAMOS ÀS FESTAS DO S.JOÃO DE COVAS

 

No Fim-de-semana, de 21 a 24 de Junho, realizaram-se em Covas-Polvoreira as festas de S. João. Mais uma vez o nosso núcleo esteve presente nesta festa popular, com um stand de jogos tradicionais, para angariação de fundos. Esta iniciativa para além de ser uma excelente oportunidade para angariarmos fundos para associação, contribuiu também para revivermos alguns jogos que vão ficando esquecidos no tempo. Agradecemos à associação ARCOV organizadora destas festas que disponibilizou o espaço e permitiu a nossa presença nesta iniciativa. Agradecemos também todos os que nos visitaram e participaram nos jogos. Obrigado e um bem hajam por contribuírem para a continuidade desta Associação.

Estiveram envolvidos nesta iniciativa 12 associados.

quinta-feira, 11 de julho de 2013

O Núcleo está mais pobre



No passado dia 4 de Julho, faleceu em França, local onde residia, o nosso associado e fundador Alberto Gomes, irmão do Padre Miguel Ângelo e da nossa associada Maria do Rosário. Dada a distância, não tivemos possibilidade de estarmos presentes no seu funeral, mas estaremos hoje dia 11 na igreja Paroquial de Polvoreira, pelas 19h30m numa missa de sétimo dia em sua homenagem, associando-nos desta forma com a sua família e prestando a nossa mais sincera solidariedade neste momento de dor.


Registo Biográfico

Alberto Gomes nasceu na freguesia de Polvoreira, no dia 8 de Dezembro de 1930, sendo filho de Bento Gomes e de Rosa Pinheiro. Entrou para o escutismo aos 10 anos, tendo feito a sua promessa de lobito no dia 6 de Janeiro de 1941, início do escutismo na freguesia de Polvoreira. Dois anos volvidos, integrou o Grupo 69 – Beato Nuno (da mesma freguesia), tendo pertencido à patrulha Leão, como sub-guia. Em 1948, de 13 a 23 de Agosto, participou no VIII Acampamento Nacional, realizado no Bom Jesus, em Braga. Manteve-se no CNE-Corpo Nacional de Escutas, até ao seu casamento, ocorrido no dia 19 de Março de 1953.

Depois de quase trinta anos a residir no estrangeiro, regressou a Portugal, retomando a sua ligação ao escutismo. Como “antigo escuteiro”, participou nas comemorações do “Cinquentenário” da fundação do escutismo em Polvoreira, nomeadamente no “Acampamento de Aniversário”, realizado nos dias 8-10 de Junho de 1991.
No dia 6 de Janeiro de 2001, 60 anos depois de ter feito a sua promessa de lobito, na mesma igreja paroquial de Polvoreira, renovou a sua promessa escutista e recebeu a Investidura no Núcleo n.º 4-Polvoreira da Fraternidade de Nuno Álvares (FNA). Tendo voltado a residir em França, desde 2002, teve ainda a oportunidade de participar, em 30 de Setembro de 2007, na Festa do Quadragésimo Aniversário do nosso Núcleo. Faleceu no dia 4 de Julho de 2013, em Anglet.