terça-feira, 22 de abril de 2014

TRIDUO PASCAL


A nossa comunidade paroquial viveu este ano pela primeira vez as celebrações do Triduo Pascal de uma forma mais intensa. 
A Semana Santa é a época mais importante da igreja católica e a Igreja nesta quinta feira abre as celebrações com a missa de Lava-pés, neste ritual os cristãos relembram quando Jesus lavou os pés dos discípulos, demonstrando assim a humildade. 
O nosso Pároco marcou este momento, lavando e secando os pés a doze paroquianos que se voluntariaram para o efeito. Na sexta feira, foi na minha opinião atingido o ponto mais alto destas celebrações, no momento em que a comunidade foi convidada a realizar o rito da adoração de Jesus crucificado que nos levou a uma profunda introspecção e foi notória no rosto de todos, a emoção do momento. No sábado foi a exultação da Vitória e Glorificação de Jesus pelo Pai. Ele está vivo, ressuscitado para sempre em nosso meio. Foram sem dúvida momentos importantes para reavivar a fé e a esperança em Cristo.

Estiveram presentes 6 associados
 

segunda-feira, 21 de abril de 2014

SORTEIO AUTOMÓVEL

No passado dia 13 de Abril, chegou o dia que todos ansiavam...  O sorteio do Ford Fiesta!
De há uns meses para cá, todos os movimentos e associações da freguesia uniram esforços e com muito trabalho lá foram  vendendo o máximo de rifas possível, para cumprir um objetivo delineado pelo Centro Social e Paroquial de Polvoreira que visa a aquisição de uma nova viatura para transporte de crianças. Com entusiasmo e dedicação, todos contribuíram para o sucesso desta iniciativa. Chegado o grande dia, a festa foi montada com cantares ao desafio e um bar que a todos deliciou com os petiscos da região: porco no espeto, pataniscas, bolo com sardinhas e com carne sendo tudo regado com o bom vinho da região. Foi sem dúvida um dia em que se sentiu um verdadeiro ambiente de partilha, entusiasmo e convívio entre todos. O ponto alto, foi sem dúvida a entrega do automóvel ao feliz contemplado, o número 2299 que pertencia ao senhor Adão Gastão paroquiano de Tabuadelo, paróquia que também muito colaborou nesta iniciativa.
Um bem haja a todos que contribuíram para o sucesso desta iniciativa.

Estiveram envolvidos nesta iniciativa 15 associados e uma colaboradora.

L.A.

VIA SACRA

No passado dia cinco de Abril, realizou-se na nossa paróquia a Via Sacra, procissão que representa o caminho percorrido por Jesus Cristo até o local da crucificação.
O exercício da Via Sacra, consiste em que os fiéis percorram mentalmente a caminhada de Jesus, carregando a Cruz desde o pretório de Pilatos até o monte Calvário, meditando simultaneamente a Paixão do Senhor. Foi desta forma que vários movimentos paroquiais se juntaram e percorrendo algumas ruas da paróquia, representaram a paixão de Jesus Cristo, permitindo assim que todos nos preparássemos espiritualmente para vivenciar o verdadeiro sentido da Páscoa e a nossa postura como cristãos, perante o amor de Jesus por todos nós.

Participaram três associados.

L.A.

Fundação de S.Mateus de Medelo

No passado dia 23 de Março a região esteve em festa, pois a região cresceu com a fundação de mais um núcleo e desta vez em Fafe, terra onde nasceu o Núcleo de S. Mateus de Medelo.
Foram investidos 13 elementos que contaram com a presença de 30 Núcleos que quiseram testemunhar este momento de grande alegria para a região.
As cerimónias iniciaram-se na capela de S. Mateus, que o Núcleo escolheu como seu patrono, de seguida e em desfile dirigimo-nos à Igreja paroquial, onde foi celebrada a eucarístia pelo Rev. Padre Manuel, o pároco e Assistente do escutismo, com a presença da comunidade paroquial, que desta forma ficou a conhecer a FNA e a compreender o ideal deste movimento de Escuteiros Adultos.
No final foram distribuídas as lembranças e em convívio desfrutamos de um lanche onde se cantou os parabéns ao Agrupamento 966 de S. Martinho de Medelo, pois festejou o seus 41 anos.
De salientar, o entusiasmo e o apoio que este Agrupamento dedicou, desde o primeiro minuto, para a fundação do Núcleo da FNA na paróquia, demonstrando assim o verdadeiro ambiente familiar que existe entre a FNA e o CNE em Medelo.
Parabéns ao novo núcleo e desejamos que sejam bem sucedidos no seu percurso.

Estiveram presentes quatro associados e três familiares.

L.A.

5º Aniversário do Núcleo Nª Sra D’ Ajuda

No passado dia 29 de Março o Núcleo Nª Sra D’Ajuda de Moreira de Cónegos festejou o seu 5º aniversário. Estiveram presentes  mais de 30 Núcleos, o programa iniciou com uma visita ao antigo Moinho de Moreira de Cónegos, que foi recentemente recuperado pela Junta de Freguesia e que se enquadra num espaço de lazer muito agradável nesta vila. 
Em desfile, dirigimo-nos à Igreja paroquial para a Eucaristia solene que foi concelebrada pelo Assistente do escutismo e pároco de Moreira de Cónegos, Rev. Padre Matos e pelo Assistente Regional e nosso associado, Rev. Padre Miguel Ângelo Gomes.
A relevância do trabalho deste jovem núcleo foi realçado pelo Padre Matos  através do reconhecimento da comunidade paroquial, bem como da comunidade civil, através do Presidente da Junta de freguesia que reconheceu também a dedicação deste grupo nas várias iniciativas realizadas nesta freguesia.
O presidente da Direção Regional, reconheceu também o excelente desempenho do Núcleo de Moreira de Cónegos, no trabalho desenvolvido em colaboração nas comissões organizadoras, quer a nível nacional quer a nível regional em várias iniciativas, cimentando assim o espírito escutista. 
Parabéns ao Núcleo Sra. D’Ajuda. Obrigado pelo vosso trabalho.

Estiveram presentes 12 associados. 

L.A.

FESTA DE CARNAVAL

No passado dia 3 de Março, realizou-se um baile de carnaval que contou com o apoio de vários movimentos da paróquia, assim como, a colaboração da Junta de Freguesia. Com a chegada da noite, os primeiros foliões foram surgindo e fomos sentindo que tínhamos recuado no tempo, pois novos e velhos não pouparam esforços e todos primaram nas fantasias e entraram no espírito da brincadeira.
A apresentação esteve a cargo do antigo jogador do Vitória e hoje dirigente do mesmo clube, o nosso grandioso Neno e digo isto porque este Homem, é verdadeiramente grande de coração, dada a sua grande generosidade, ao responder prontamente ao nosso apelo e disponibilizar-se gratuitamente para enriquecer a nossa festa, gesto que tem repetido inúmeras vezes noutras iniciativas. Foi na verdade emocionante. De salientar também, que apesar de haver foliões de várias faixas etárias, essa diferença não se sentiu, pois na verdade, todos recuamos à nossa juventude e a energia brotou em cada canto do salão.
Agradecemos a todos que fizeram questão de se juntar à festa. À paróquia de Tabuadelo que disponibilizou o seu salão paroquial, aos seus paroquianos que também se juntaram a nós e a todos que de uma forma ou outra colaboraram para que esta festa fosse bem sucedida.
Só com o apoio de todos, conseguimos continuar e contribuir com algo de bom para a sociedade. Agradecemos também o contributo na divulgação deste evento da Rádio Santiago, rádio Fundação e rádio Vizela. Um bem haja a todos.

L.A.