terça-feira, 10 de junho de 2014


 Atividade Nacional no Sameiro 24 e 25 de Maio

 75 Anos: Um Sonho, Uma Realidade - foi o mote para recordar o dia 21 de maio de 1939 onde antigos escuteiros se reuniram para a festa de confraternização dos antigos escutas do núcleo de Braga. Este foi o dia que deu origem ao movimento de escutismo adulto ( Fraternidade Nuno Álvares).
Iniciamos as comemorações no dia 24 e pela manhã, pouco a pouco foram vários os associados dos núcleos da FNA que desde o norte ao sul do país e mesmo de Espanha foram chegando ao Seminário Nª Sra. Da Conceição em Braga.
Pela tarde,  deu-se  início à Festa da Confraternização com a abertura da exposição “75 anos: Um Sonho, Uma Realidade”. Onde tivemos oportunidade de conhecer um pouco a história da origem da FNA desde 1939 até aos dias de hoje. De seguida prosseguiu-se à sessão solene com abertura do coro do CNE e alguns elementos da FNA de Nine, cantando o Hino Nacional, e com o Presidente Regional de Braga, José Luís, dando as boas vindas a todos os presentes. O Presidente Nacional, Jorge Caria também proferiu algumas palavras agradecendo a presença dos todos os presentes e falou um pouco sobre o motivo deste encontro. O Assistente Regional de Braga da FNA e nosso associado Pe. Miguel Ângelo anunciou o conferencista Pe. Arlindo Magalhães, Professor de Teologia que apresentou o tema “Os Leigos na Eclesiologia do Vaticano II”.
O Presidente da Câmara de Braga felicitou também a FNA pela efeméride. Por último, o Arcebispo D. Jorge Ortiga tomou da palavra, lembrando o quanto é importante que continuemos como escuteiros num Escutismo adaptado à idade adulta, mas conservando o espírito do escutismo que é o espírito do alerta para servir. Recomendou mesmo que não fôssemos apenas um “cabide da farda” mas que fizéssemos jus ao nosso principal objectivo: estando alerta para servir, fazendo voluntariado quer pastoral quer social.
Pelas 17h30 em arruada, fomos visitar a Sede Regional da FNA e 1ª Sede Nacional do CNE, no final a Direção Regional convidou todos os presentes para um verde de honra, para depois regressarmos ao Seminário para jantar.
Pelas 21h30 teve inicio o Fogo de Conselho, onde tivemos oportunidade de recordar um pouco o percurso da FNA através de encenações, projecções multimédia que a todos fez recordar com nostalgia momentos passados e até mesmo arrancar alguma gargalhados. No final, com uma oração todos se recolheram para recuperar energias para um novo dia.

No dia 25 pela manhã rumamos ao Santuário do Sameiro para o desfile e Eucaristia.
A concentração teve o seu início pelas 10h00 para o desfile com fanfarra (da FNA). Em desfile dirigimo-nos até à Cripta onde se realizou a Eucaristia presidida pelo Assistente Regional de Braga e nosso associado, Pe. Miguel Ângelo e com a participação ativa de todas as regiões na celebração.
O dia terminou com o almoço no Sameiro e no final cada um tomou o seu caminho de regresso a casa, levando consigo a recordação de uma actividade que a todos preencheu. Estiveram presentes nesta actividade 7 associados.