segunda-feira, 20 de julho de 2015

VIDEO - Desfile de vestidos Noivsa antigos

A pedido de muitas famílias, aqui fica o registo de um dia memorável em Polvoreira!


ESCAPADELA CULTURAL - PORTO 2015 "VIDEO"




L.A.

quarta-feira, 15 de julho de 2015

ESCAPADELA CULTURAL - PORTO 2015


Quase que me esquecia de vos contar esta escapadela... 
No passado dia vinte e seis de Abril, realizamos mais uma escapadela cultural por terras do Porto. Logo pela manhã, de comboio, dirigimo-nos à cidade invicta, em busca de novos conhecimentos. Começamos a nossa atividade, num dos  ex libris da cidade do Porto,  a torre dos Clérigos, construída entre 1754 e 1763. Nem todos a puderam subir, devido a limitações físicas, pois tem seis andares e 75 metros de altura que se sobem por uma escada em espiral com 240 degraus. Foi na altura da sua construção, o edifício mais alto de Portugal. Do alto da Torre, vislumbra-se uma paisagem magnifica de quase toda a cidade do Porto e do Rio Douro até à Foz. De seguida, assistimos à eucaristia na Sé do Porto e no final fizemos uma pequena visita pela Ribeira, um dos locais mais antigos e típicos da cidade do Porto. Depois do almoço, dirigimo-nos a pé, ao Parque Temático e Museu Interativo World Discoveries que reconstrói a fantástica Odisseia dos navegadores portugueses, cruzando oceanos à descoberta de um mundo desconhecido. È sem dúvida um parque muito interessante que permite conhecer um pouco melhor esta Odisseia sobre os descobrimentos. No final da visita, regressamos a casa de comboio.
Em breve publicaremos as fotos.
Estiveram nesta iniciativa 21 associados, 9 elementos do CNE e 34 familiares.

FESTA DO SANTÍSSIMO SACRAMENTO e do Nosso PADROEIRO S.PEDRO

No âmbito das festas do Santíssimo Sacramento que já são habituais à muitos anos na nossa paróquia, este ano coube aos vários movimentos paroquiais a organização das mesmas que se realizaram nos dias  4 e 5 de Julho. Nesta festa homenageamos o nosso padroeiro, São Pedro de Polvoreira. As festas iniciaram na sexta feira com um torneio de sueca, no sábado  a eucaristia seguida de procissão e à noite houve atuação de um grupo musical que a todos animou. No domingo tivemos o cortejo de oferendas, cujas verbas reverteram a favor das obras da nossa igreja paroquial. De salientar que para além do movimentos paroquiais, esta festa só foi possível graças á contribuição e apoio de muitos paroquianos  que a ela se associaram, revelando mais uma vez um espírito de fraternidade e união na concretização de um bem comum. A reabilitação da nossa Igreja.
A FNA esteve representada com 8 associados.

L.A.

PASSEIO PAROQUIAL

No passado dia 28 de Junho, realizou-se em Polvoreira o Passeio Paroquial. Logo pela manhã, pouco a pouco, as famílias se foram juntando para preencher as três camionetas que nos levariam num passeio de famílias. A primeira paragem para o pequeno almoço foi na Fortaleza de Valença do Minho, uma povoação muito acolhedora, cercada por um forte de onde se vislumbra uma vista maravilhosa sobre o rio Minho. Um local muito agradável, para visitar as suas muralhas e vigias, como também as suas lojas e encantar-se com a cidade com suas ruelas e encantos a cada esquina. De seguida subimos ao monte de Faro,

L.A.

DESFILE DE VESTIDOS DE NOIVA ANTIGOS


No passado dia trinta de Maio, Polvoreira assistiu a um evento inédito por estas terras… Um desfile de vestidos de noiva antigos!

Foi sem dúvida um evento magnifico, não só pela beleza dos vestidos, mas pelo espírito de camaradagem que se sentiu em toda a equipe da organização. Foi um evento cuja ideia partiu da FNA de Polvoreira e que contou com a pronta disponibilidade por parte dos vários movimentos paroquias. CNE, Grupo de Jovens, Grupo Coral, Confrarias, equipes do Bar da  Paróquia, Centro Social e Paroquial de Polvoreira,  Conselho Económico e alguns empresários e anónimos desta paróquia que colaboraram no sentido de tornar este evento inesquecível.

A população feminina, foi convidada a tirar do “baú”, os seus vestidos à muito guardados e talvez esquecidos. Seguiram-se depois dias de muita azáfama… A correria aos baús tinha iniciado e pouco a pouco, foram-se descobrindo algumas relíquias muito empoeirados e outras já invadidas pela “traça”. Depois do pó sacudido, os buraquinhos remendados, chegou o momento de experimentar a atracão da festa – “ O vestido de noiva!”. Para desilusão de muitas das donas dos vestidos, estes já não serviam…  Nada que nos surpreendesse, pois estas senhoras que outrora foram meninas, carregaram dentro de si o dom da vida, dos filhos que brotaram de um amor que um dia uniram através do matrimónio… E estas “coisas” provocam as suas “mazelas”. Ninguém desesperou e logo encontraram quem coubesse neles. Umas recorreram às filhas, outras às sobrinhas, algumas às vizinhas e houve até quem recorresse às futuras noras!  - Mas, para grande satisfação de outras, um número reduzidíssimo claro ( nem respiravam de tão apertado que estava o vestido), lá desfilaram o seus próprios vestidos. Os penteados ficaram a cargo  da Mónica salão de cabeleireira e do salão Ly cabeleireiros, assim como a maquilhagem que ficou nas mãos da Susy Ribeiro. Estas profissionais de uma forma voluntária e de total disponibilidade tornaram mais belas as nossas “ noivas”. Na animação, tivemos também a colaboração de uma forma voluntária e extremamente generosa do DJ Eduardo, do cantor de Rap MCD2 e do já nosso amigo e sobejamente conhecido o artista da bola e das músicas NENO que já não é a primeira vez que de forma gratuita e voluntária, tem colaborado em alguns dos nossos eventos.  Para registar todos os momentos, contamos também com a colaboração generosa da Foto Estrela que cobriu todo o evento de forma gratuita. As noivas, uma a uma, foram desfilando pedaços de história perdidos no tempo. Os vestidos foram desfilados por ordem cronológica, sendo o mais antigo de 1956 e o mais recente de 2015. Foi sem dúvida um evento magnifico que permitiu a todos visualizar a evolução dos tempos, na confeção de vestidos de noiva e permitiu a vivência de um ambiente muito familiar que em Polvoreira pouco a pouco se vai sentindo.

Bem hajam a todos que permitiram o sucesso deste evento, cujas receitas reverteram a favor das obras da nossa Igreja Paroquial.
Em breve publicaremos as fotos.

Estiveram envolvidos 7 associados.

terça-feira, 14 de julho de 2015

FUNDAÇÃO DO NÚCLEO DE VINHÓS - FAFE


No Domingo dia 28 de Junho, na paróquia de Vinhós, concelho de Fafe assistimos à fundação de mais um Núcleo na região de Braga.
Iniciaram-se as cerimónias com o desfile, seguido da Eucaristia Solene, que contou com a presença do Agrupamento 816 que festeja este ano o seu 30º aniversário. Estiveram também presentes, o coordenador da Junta de Núcleo de Fafe do CNE o Chefe João David, do Presidente da Junta de Freguesia o Sr. José Marcelo Freitas, dos Padrinhos do Núcleo, dos vários movimentos paroquiais, dos  órgãos nacionais e regionais da FNA e dos associados de mais de 20 Núcleos. A Eucaristia foi celebrada pelo Assistente e pároco, Rev. Padre Manuel,  e foi abrilhantada pelo grupo Coral de Vinhós.
Depois da entrega de lembranças, a manhã fechou com um lanche-convívio nas instalações da Junta de Freguesia, em ambiente de alegria e espírito familiar. 
Estiveram presentes dois associados e dois familiares.


S.JOÃO de COVAS

No âmbito das comemorações das festas de S.João de Covas, organizadas pela ARCOV - Associação Recreativa e Cultural de Covas, a nossa associação esteve presente com 7 associados, na procissão solene do dia de S.JOÃO que antecedeu a eucaristia, presidida pelo Rev. Padre Francisco Xavier, nosso pároco e assistente de núcleo.

L.A.



FESTA DA SENHORA DO ROSÁRIO


Nos dias 23 e 24 de Maio realizou-se em Polvoreira  a Festa, em honra da Nossa Senhora do Rosário, uma festa que tem sido organizada   há já muitos anos  pela confraria da Senhora do Rosário.
No dia 23 realizou-se a procissão de velas e no dia 24 saíram à rua em procissão até ao cruzeiro, as imagens dos Santos que estão expostos nos altares da Igreja Paroquial, seguidos pela comunidade local. Este ano juntou-se a nós a comunidade de Tabuadelo, trazendo o andor de São Cipriano. A festa para além das cerimónias religiosas teve também muita animação, com bar e música à mistura.

Estiveram presentes 11 associados.

L.A.

60º aniversário da FNA / 20º aniversário de Landim

A Região de Braga celebrou no passado dia 24 de Maio o 60º aniversário da FNA. Aproveitando o facto do Núcleo de Landim comemorar também nesta data o seu 20º aniversário, a Direção Regional decidiu levar para essa paróquia de Famalicão as cerimónias.O desfile teve o seu inicio no Mosteiro de Landim, património histórico nacional, até ao cemitério paroquial, onde foram homenageados os escuteiros e assistentes já falecidos.Seguiu-se uma Sessão Solene, que contou com a presença de mais de 20 Núcleos, os órgãos nacionais e regionais da FNA, do Chefe do Agrupamento local do CNE, Chefe Francisco, do Presidente da Junta de freguesia, Sr. Avelino Silva, do Dr. Edmar, que representou o presidente da Câmara Municipal de Famalicão.A Eucaristia foi celebrada pelo Rev. padre Paulo, e co-celebrada pelo Assistente Regional adjunto e nosso associado, Padre Miguel Ângelo Gomes que incluiu a bênção da imagem de S. Nuno de Santa Maria, que a Direção Regional adquiriu, para marcar esta data e dotar a Região de um bem valioso e importante. Renovaram a sua promessa 7 novos associados, incluindo um do Núcleo de Braga que fez todo o seu percurso escutista em Landim.Com muita pena nossa tivemos que regressar, não podendo participar no programa da tarde, pois tínhamos a festa na nossa paróquia. Estivemos presentes com 2 associados.






L.A.





Núcleo da Póvoa de Varzim - 37º Aniversário

O Núcleo da Póvoa de Varzim, festejou no dia 17 de Maio o seu 37º aniversário.
As cerimónias, iniciaram com a Eucaristia na Igreja Matriz, celebrada pelo Rev. Padre Torres, que atualmente está a assistir o Núcleo, contou também com a presença da Direção Regional e de 5 Núcleos. De seguida, os escuteiros adultos e familiares deslocaram-se ao cemitério de Laúndos para descerrar uma lápide, como homenagem póstuma ao Rev. Padre Dinis Lopes que foi Assistente do Núcleo durante muitos anos e recentemente falecido.

Terminou com um almoço-convívio.

De salientar que o nosso núcleo fez-se representar pelo nosso associado Joaquim e sua esposa que referiu a enorme simpatia e delicadeza com que foi recebido e tratado por este núcleo.

L.A.

FUNDAÇÃO DO NÚCLEO DE PONTE

Foi no dia 16 de Maio que a região assistiu a mais uma fundação de um novo núcleo, desta vez em Ponte. 
Depois da receção aos Núcleos, em desfile dirigimo-nos ao cemitério paroquial, para homenagear os Dirigentes e Assistentes do Agrupamento 307 do CNE já falecidos, em especial à Chefe Margarida, que partiu recentemente para o Eterno Acampamento e foi uma dos entusiastas da criação de um Núcleo da FNA nesta paróquia.
A Sessão Solene contou com a presença dos vários órgãos nacionais e regionais da FNA, do Chefe-Adjunto do Núcleo de Guimarães do CNE, Alexandre Novais, do Chefe do Agrupamento, Francisco Freitas e do Presidente da Assembleia de Freguesia de S. João de Ponte, Dr. Hermenegildo Encarnação.
Seguiu-se a Eucaristia, celebrada pelo Rev. padre Agostinho, onde assistimos à cerimónia de Investidura dos novos elementos.
O nosso núcleo esteve presente com dois associados.

L.A.

5º Aniversário Núcleo de Pinheiro

No dia dez de Maio estivemos presentes na eucaristia de aniversário do Núcleo de Pinheiro que decidiu festejar o seu 5º aniversário com um Acampamento ao estilo escutista. Com muita pena nossa não pudemos estar presentes nos dois dias.




No Domingo, estiveram presentes na Eucaristia mais de 20 Núcleos, foi uma eucaristia campal, num ambiente muito sereno e que contou com a presença dos vários órgãos regionais e nacionais, do Presidente da Junta e do Presidente da Câmara Municipal de Guimarães. Parabéns ao núcleo aniversariante.

O nosso núcleo fez-se representar pelo Joaquim Fernandes.




L.A.

Oração Mariana


Ao longo do mês de Maio às terças feiras, na Igreja de Polvoreira, a animação desta oração esteve confiada ao agrupamento 200 e á fraternidade Nuno Álvares com toda a comunidade que a esta oração se quis associar. Durante este período, vivemos em plenitude  esta oração Mariana, com a verdadeira fidelidade, pois Maria é a figura unificadora, unânime, onde todos encontram o conforto do seu colo maternal e que a todos integra e congrega. 
Estiveram presentes 6 associados.

 






L.A.

Via Lucis


 







Para celebrar a alegria da Ressurreição de Jesus, a nossa Paróquia realizou pela primeira vez no mês de Abril a Via Lucis pública que contou com a colaboração de alguns movimentos paroquiais, assim como, de  toda a comunidade paroquial. A encenação ficou a cargo dos vários movimentos e o grupo coral animou toda a celebração.
Participaram 6 associados.

L.A.

FUNDAÇÃO DO NÚCLEO DE BRUFE S.MARTINHO


Foi no dia 26 de Abril que a região de Braga esteve mais uma vez em festa com a cerimónia da fundação do Núcleo de Brufe, a terra natal do nosso Arcebispo.
O programa iniciou-se com a cerimónia de tomada de posse da Direção do Núcleo, seguindo-se de um desfile até à igreja paroquial. A Eucaristia foi presidida pelo Rev. Padre Paulino, um dos párocos e Assistente do CNE, com a presença do Agrupamento local do CNE e da comunidade paroquial.
Nesta fundação contamos com a renovação da Promessa de 5 elementos.
No final foi servido um bolo e entregue as lembranças a todos Núcleos presentes da Região ( cerca de 30) que testemunharam este momento e apoiaram o novo Núcleo.
Estiveram presentes  6 associados.

L.A.