segunda-feira, 9 de janeiro de 2017

Festa de S. Nuno 2016

A Região de Braga festejou a Festa de S. Nuno no Domingo dia 6 de Novembro, em Santa Marinha da Costa, Guimarães, com organização do Núcleo local, que festejou também o seu 20º aniversário.

Começamos em S. Dâmaso, onde em cortejo automóvel organizado pela Direção Regional, levamos o andor de S. Nuno do local da Festa do ano passado para a deste ano, com muitos Escuteiros Adultos presentes. Em desfile, dirigimo-nos de S. Roque até à Igreja paroquial, onde o Assistente, Rev. Padre Carlos e o nosso associado Rev. Padre Miguel Ângelo concelebraram a Eucaristia Solene, onde estiveram presentes mais de 2 centenas de associados e pelo menos 40 Núcleos de toda a Região, bem como muita da comunidade paroquial, além do Presidente da Câmara Municipal de Guimarães, Dr. Domingos Bragança, que é associado da FNA, o Presidente da Junta de Freguesia da Costa, Prof. Miguel Ribeiro, o representante da Irmandade da Penha, Eng. José Manuel Antunes, também ele escuteiro e Presidente da Mesa do Conselho de Núcleo de Guimarães do CNE, e o Chefe Adjunto da Junta Núcleo de Guimarães. Alexandre Novais, bem como todo o Agrupamento 199 de Santa Marinha da Costa do CNE, assim como os órgãos nacionais e regionais da FNA, que sempre estão presentes nestes momentos solenes. A Eucaristia incluiu a cerimónia de Renovação da promessa e Investidura de um novo associado do Núcleo anfitrião.


Estiveram presentes 6 associados.

Peregrinação de Escuteiros a Fátima 2016



No dia 9 de Outubro 4 associados do nosso núcleo estiveram presentes na Peregrinação do CNE, que reuniu em Fátima mais de 30000 escuteiros do CNE, mas também da FNA, AEP e até alguns estrangeiros. Foi uma impressionante manifestação de Fé e da força desta associação de jovens, que é a maior de Portugal, e que a todos muito orgulha.



REATIVAÇÃO DO NÚCLEO DE FERMENTÕES

Estivemos pressentes com um associado na refundação daquele que foi originalmente o 16º Núcleo da nossa Região no dia 4 de Junho. Um grupo constituído por alguns dos elementos fundadores, em conjunto com outros mais jovens quiseram reativar o Núcleo da FNA, que passou a designar-se "Fermentões Santa Eulália".
Se não tivessem interrompido a sua atividade, o Núcleo estaria este ano a festejar 25 anos.


ACAMPAMENTO COMEMORATIVO DO 75º ANIVERSÁRIO DO AGRUPAMENTO 200 – POLVOREIRA

Nos dias 10, 11 e 12 de Junho estivemos presentes no acampamento comemorativo do 75º aniversário do agrupamento 200 de Polvoreira que reunião vários agrupamentos da região de Braga que se quiseram associar, a tão digna comemoração. A FNA, teve a sua ação no apoio logístico desta atividade. Foi sem dúvida uma atividade que a todos marcou, pois mais uma vez a família escutista reuniu várias gerações para que em saudável convívio, vivessem nestes três dias, o ideal escutista.