quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013







CONSELHO REGIONAL

No passado dia 23 de Fevereiro, realizou-se o Conselho Regional de Braga, este ano em Dume. Antes do Conselho, a organização proporcionou aos participantes, durante a manhã, uma visita ao Museu Escutista de Dume, onde foi possível admirar várias peças escutistas de vários pontos do país e do mundo.

Pela primeira vez, contámos com a presença do nosso Assistente Regional Pe. José Luís Pimenta, e 133 conselheiros de 31 núcleos; o nosso Núcleo fez-se representar por 9 associados.

O Presidente da Mesa do Conselho Joaquim Viana deu por iniciados os trabalhos e agradeceu a presença de todos. O nosso Assistente proferiu uma pequena oração e, de seguida, o Presidente da Região José Luís deu as boas vindas a todos e agradeceu de forma especial todo o empenho do núcleo de Dume na organização do Conselho.

Foi apresentada a lista candidata à Mesa do Conselho Nacional, liderada pelo nosso irmão escuta António Campos de Sousa, que é composta pela atual Comissão Fiscalizadora Regional. As contas foram apresentadas pelo Vice-Presidente Regional Carlos Alberto, foi lido o parecer da comissão fiscalizadora, tendo sido aprovadas por unanimidade. Foi também apresentado, pela primeira vez, um Plano e Orçamento Regional para o presente ano.

A organização do II Acareg da Região, que se realizará nos dias 26, 27 e 28 de Julho em Rates, organizado pelos núcleos da Povoa de Varzim e Vila de Conde, fez uma apresentação do que será o próximo Acareg, aguçando assim a curiosidade e o entusiasmo dos presentes.

Foi ainda reconhecido, por parte da Direção Regional, o trabalho realizado no VII Acanac, não só pela equipa de trabalho mas também pelos Guias. Todos receberam um Louvor Regional pelo extraordinário espírito escutista demonstrado e pelo trabalho desenvolvido na organização do VII Acanac. Do nosso Núcleo, foram reconhecidos os associados Francisco Teixeira e Domingos de Oliveira. O momento alto deste Conselho foi, sem dúvida, a distinção tremendamente merecida, com entrega da Medalha de Solidariedade, ao nosso irmão escuta José Oliveira, do Núcleo de Brito, pelo seu entusiasmo, alegria e dedicação total à causa escutista.

No final do Conselho, seguiu-se uma Eucaristia presidida pelo nosso Assistente Regional e acompanhado pelo grupo coral do agrupamento do CNE de Dume, que maravilhosamente abrilhantaram esta Eucaristia.

Ludovina Abreu


Sem comentários: