sexta-feira, 12 de outubro de 2007

40º Aniversário




Conforme estava programada, realizou-se no dia 30 de Setembro de 2007. O tempo não ajudou, da parte da manhã, tendo obrigado ao cancelamento do desfile, assim como à transferência da Eucaristia para a Esc. EB1. Entretanto, fomos compensados com a forte e fraternal adesão de 21 Núcleos da Região de Braga (o que representa cerca de dois terços dos Núcleos existentes), num total de mais de 150 participantes. De igual modo, fomos estimulados com a presença do Vice-Presidente da Direcção Nacional, Jorge Caria, mais os dois Secretários, José Ribeiro e Fernando Alves, assim como do Presidente Regional António Campos de Sousa.
As cerimónias tiveram início com o hastear das bandeiras na nossa futura sede, em Urgezes. Seguiu-se a Eucaristia, no início da qual, o Presidente do Núcleo saudou os Associados visitantes, agradecendo-lhes a sua presença fraterna. Na homilia, o Celebrante, inspirando-se nos textos bíblicos, exortou os Associados a desenvolverem o espírito de solidariedade com os mais desfavorecidos. No momento próprio, realizou-se a Investidura da Virgínia Lameiras e da Ludovina Maria Abreu. A Eucaristia foi animada musicalmente pelo Grupo Coral de Polvoreira.
O almoço de confraternização – servido num restaurante da Cidade - decorreu com muito entusiasmo e contou a presença de 160 pessoas, na grande maioria associados. O Presidente da Câmara, Dr. António Magalhães, saudou os presentes, manifestando o seu apreço pela FNA, uma Associação que procura preservar valores importantes para a nossa Sociedade.
Da parte de tarde, realizou-se a Sessão Solene, com intervenções do Vice-Presidente Nacional, do Presidente Regional, do Arcipreste de Guimarães, P. Armando Luís de Freitas e do Presidente da Junta, e nosso associado, Carlos de Oliveira. Foram entregues diplomas de “Fundador do Núcleo de Polvoreira” aos associados: António Pereira de Oliveira, Avelino Marques, Januário Pereira, José António da Silva e João de Abreu. De igual modo, foi-nos atribuído, pela Direcção Nacional, um “LOUVOR NACIONAL” pelos serviços prestados ao longo dos quarenta anos de existência do Núcleo. Esta distinção honrou-nos muitíssimo e calou profundamente em nós.
A Festa terminou com a canção do adeus, entoada de mãos dadas e já com a nostalgia no coração.
Núcleos Presentes

*Cidade de Braga, *Ronfe, *S. Torcato, *Brito, *Vila das Aves, *Carreira, *Bairro, *Joane, *Póvoa de Varzim, *Avidos, *Gondar, *Landim, *Mogege, *Costa, *Mesão Frio, *Dume, *Candoso – S. Martinho, *S. Gens, *Corvite, *Esmeriz, *Sande – S. Martinho, *Delães, *Polvoreira, *Direcção Nacional