segunda-feira, 10 de agosto de 2009
domingo, 9 de agosto de 2009
Luto
VI ACANAC-II JAMBOREE
Foi com grande entusiasmo que, no passado dia 29 de Julho, partimos rumo ao VI ACANAC, em Sintra, na Quinta Monte dos Ciprestes, propriedade da Casa do Gaiato. Em campo, estiveram vários núcleos de Norte a Sul do país, 3 regiões da vizinha Espanha e uma pequena delegação dos E.U.A..
O acampamento teve o seu início em 30 de Julho, com a Cerimónia de Abertura, vivida num misto de grande emoção e confraternização entre os que iriam estar nesta aventura. Durante estes dias, foi possível participarmos em vários ateliers: pioneirismo, artesanato, instrumentos musicais e saúde. Foi também possível, visitarmos e conhecermos um pouco a bela cidade de Sintra, um pequeno paraíso todo revestido de verde, de onde se vislumbram pelo interior da vasta vegetação, belos palácios, onde outrora, foram palcos de grandes histórias de conquistas. Realizaram-se também duas noites temáticas: a Feira das Regiões, onde as barraquinhas e as mesas montadas pelas várias regiões expunham as suas tradições: artesanato, gastronomia, usos e costumes, danças e cantares.
Foi nessa altura, que o nosso Núcleo presenteou todos os outros, com os trajes e o folclore da nossa Região, dançando algumas modas do Minho que, só foram possíveis, graças à preciosa ajuda do Rancho Folclórico de Polvoreira que, para além de nos emprestar alguns trajes, teve uma paciência enorme em ensinar-nos algumas modas. Um bem haja a todos eles.
Tivemos também um “Jantar do Reino”, onde todos trajaram retratando a época medieval. O ponto mais alto deste acampamento foi, para nós, a renovação da Promessa de um nosso novo elemento, a Cristina, na Eucaristia do ACANAC, onde foi recebida por todos com grande entusiasmo e alegria. Desejamos-lhe e à sua família que sejam felizes no nosso seio e que encontrem sempre entusiasmo no crescimento fraterno do nosso núcleo.
Foi com desalento que, na tarde do dia 2 de Agosto, tivemos de regressar, deixando para trás a brisa fresca que descia da montanha, acordando-nos todas as manhãs e a camaradagem entre irmãos escutas. Voltaremos a encontrar-nos no VII ACANAC, em 2012, desta vez, em Braga. Até lá!
Estiveram presentes neste ACANAC, 15 associados do nosso Núcleo e 11 familiares. De salientar também a presença do nosso associado António Oliveira (Toneco) que, do alto dos seus 83 anos, nos deu uma lição de um verdadeiro homem autónomo, participando em tudo o que lhe foi apresentado, sem sentir qualquer barreira, fazendo-nos constatar que o peso da idade não está na cabeça da pessoa, demonstrando um verdadeiro espírito jovem e verdadeiro escuteiro. Agradecemos também a todos os que se dedicaram e empenharam na organização, tornando possível este ACANAC, pois é nestes encontros que alimentamos o espírito escutista.
Ludovina Abreu