terça-feira, 18 de maio de 2010

Fundação do Núcleo de Pinheiro

A FNA contínua a crescer e, desta vez, foi a freguesia de Pinheiro o berço deste novo núcleo. Pelas 9.30 horas, alguns Núcleos vizinhos associaram-se a esta festa e deram início ao desfile, que nos levaria a uma Eucaristia que a todos comcerteza sensibilizou. A Eucaristia foi presidida pelo nosso assistente Padre Miguel Ângelo, que alertou a todos, para o facto de nem sempre encararmos este compromisso com verdadeira dedicação e espírito de serviço, que é o que se espera de um verdadeiro irmão da FNA. O escuteiro é, ou deveria ser, um farol para aqueles que em si procuram a orientação e, por esse motivo, deverá ser um exemplo de humildade, verdade e entrega. No final tivemos a habitual confraternização. Ao novo Núcleo, desejamos as maiores felicidades e que saibam sempre transpor os obstáculos que aparecerão no seu percurso. Estiveram presentes 12 associados e 3 familiares do nosso Núcleo.

Ludovina Abreu

segunda-feira, 17 de maio de 2010

ACAMPOL

No dia 8 de Maio, acedemos ao convite da 2ª secção do Agrupamento 200, de Polvoreira, no sentido de colaborarmos na recitação do Terço, em homenagem a Maria e a todas as mães, no seu acampamento de agrupamento. Pelas 21.30 horas, deu-se início à procissão com o andor da Virgem, levado pelos escuteiros de uma forma de pura beleza. A encenação dos mistérios coube a cada secção, sendo os mais pequeninos a fazerem o 1.º e a FNA o quinto. A procissão foi prosseguindo com a participação dos familiares dos escuteiros, que se associaram a esta iniciativa, apesar da chuva miudinha que teimava em nos acompanhar. Todos foram muito participativos, agradecendo o amor de Maria por todos nós. Finda a procissão, a noite culminou numa homenagem muito particular a todas as mães dos escuteiros, que, após a leitura de uma mensagem a elas dedicada, foram presenteadas com uma apresentação do que cada um sentia pelas suas mães e com uma flor elaborada por eles. Foi salutar este intercâmbio entre ambas as Associações, que nos proporcionou estas vivências e nos permitiu recuar no tempo e aliviar a saudade que temos destes momentos que nos fazem entrar no nosso interior.
Ludovina Abreu

RPN - MAIO

Realizou-se no dia 6, com a presença de 20 associados. Depois dos procedimentos habituais (canção, oração e acta), a primeira parte da reunião foi dedicada à questão da origem do homem, confrontando os dados da ciência com os relatos bíblicos. O tema vai continuar nas próximas reuniões. Na segunda parte, avaliámos a nossa actividade "Ao Encontro da Natureza", assim como a participação no 1.º Aniversário da Canonização de S. Nuno, e as acções a desenvolver para angariação de fundos para o nosso Núcleo.

sábado, 1 de maio de 2010

1.º Aniversário da Canonização de S. Nuno

No dia 25 de Abril, em Cernache do Bom Jardim, a FNA prestou homenagem ao seu Patrono, com a presença de centenas de associados, oriundos de muitos pontos do país. As cerimónias decorreram com muita dignidade e entusiasmo, sendo a Eucaristia presidida pelo Sr. D. Antonino Dias, Bispo de Portalegre e Castelo Branco. O nosso Núcleo esteve representado pelo seu Presidente, Assunção Abreu e por um dos seus “históricos”, o António de Oliveira (Toneco). Parabéns à Direcção Nacional pelo empenho posto nesta efeméride.