domingo, 13 de fevereiro de 2011

RPN -Fevereiro

Teve lugar no dia 3 de Fevereiro. A noite fria, o facto do Conselho de Núcleo ter ocorrido no sábado anterior e... o Vitória a jogar à mesma hora levaram a uma frequência menor do que é habitual. Onze associados estiveram "alerta". A reunião teve duas partes. Na primeira, reflectimos com o nosso Assistente sobre a presença real de Cristo na Eucaristia. Tema que vamos continuar em reuniões seguintes. Na segunda parte, debatemos a dinâmica das reuniões e a organização do Núcleo no sentido de provocar uma participação e responsabilização maior dos associados.

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Conselho de Núcleo


No passado sábado, dia 29 de Janeiro, reunimo-nos em Conselho de Núcleo, para votação do Relatório de Actividades e Contas de 2010 e do Plano e Orçamento para o ano 2011. Iniciámos os trabalhos com a oração e reflexão baseada na parábola do Bom Samaritano, sobre a prática do serviço ao próximo, que nos é exigida como cristãos e associados da FNA.

Num universo de 38 associados (alguns a residir no estrangeiro), estiveram presentes 22, que votaram por unanimidade o Plano de Actividades e Contas. Antes da votação, o nosso Assistente alertou os associados de que o Plano de Actividades deverá ser votado com ponderação, pois, ao aprová-lo, assumimos a responsabilidade de não falhar, o que nem sempre nos é possível.

Todos foram da opinião de que o ano de 2010 foi, sem dúvida, um ano em que o Núcleo viveu momentos importantes na sua identidade escutista e na afirmação social. Um deles foi a nossa participação no I ACAREG da FNA, outro, o de termos estado mais presentes com o CNE, colaborando em algumas das suas actividades. O que mais nos enriqueceu foi, sem dúvida, a nossa colaboração com a Associação Municipal “FRATERNA”, na angariação de alimentos para o seu banco alimentar. No entanto, todos constatámos que muito há ainda a fazer, no âmbito do voluntariado, que deverá ser a nossa principal missão.

Ludovina Abreu

Cantar dos Reis

Na noite de 21 de Janeiro, foi a vez do clube União Desportiva de Polvoreira ser o anfitrião do desfile de reisadas cantadas por várias associações da nossa freguesia. Esta iniciativa da Junta de Freguesia, desde há alguns anos, permite não deixar cair no esquecimento as tradições da nossa região. Todos foram receptivos ao convite e cada grupo, à sua maneira, afinou as vozes e encantou todos os que ali estavam presentes. O ambiente era de festa e caloroso, não havia competição, apenas o gosto pelo convívio e confraternização entre as gentes desta freguesia, o que já vem sendo hábito nos convívios que se têm proporcionado. E, apesar do frio que se sentia, era visível o entusiasmo dos presentes. No final, todos os grupos foram agraciados pela Junta de Freguesia com uma pequena lembrança e um donativo para incentivar a continuidade destas associações, que dão vida à freguesia. Parabéns à Junta da Freguesia pela iniciativa e um "bem haja" a todos os participantes.

Ludovina Abreu