quinta-feira, 20 de junho de 2013

RPN –Junho



Realizou-se no dia 6, a nossa habitual reunião de Núcleo, estando presentes 22 associados. Merece realce a presença do nosso associado Jerónimo Dias, residente em França que, de visita a Portugal, não quis deixar de estar presente, sempre muito activo, com intervenções apropriadas e bem-humoradas. Avaliámos a nossa actividade da Primavera (Ao Encontro da Natureza), os Coordenadores dos Departamentos fizeram o “ponto da situação” dos mesmos e prepararam-se as próximas actividades, nomeadamente a celebração do nosso “46.º Aniversário”, a ocorrer no dia 7 de Julho, no Penha-CEG.

quinta-feira, 13 de junho de 2013

RPN-Maio (n.º 2)

No mês de Maio, no dia 16, realizámos uma segunda reunião plenária, com a presença de 16 associados, dedicada exclusivamente a tratar de assuntos relativos à propriedade da nossa sede.
Tendo em conta o aumento do valor patrimonial da sede, estudaram-se possíveis vias que nos permitam a utilização da nossa sede com custos financeiros acessíveis às possibilidades do Núcleo.

terça-feira, 11 de junho de 2013

35º Aniversário do Núcleo da Póvoa de Varzim

No passado dia 19 de Maio juntámo-nos ao  Núcleo da Póvoa de Varzim nas comemorações do seu 35º Aniversário .  Para além da Direção Regional, estiveram também presentes 18 núcleos de toda a região. De salientar a Renovação da Promessa de 3 novos elementos.
Parabéns ao Núcleo da Póvoa de Varzim.


Estiveram presentes 7 associados e 3 familiares.

sábado, 8 de junho de 2013


FESTA DA SENHORA DO ROSÁRIO

 

 

Nos dias 25 e 26 de Maio realizou-se em Polvoreira  a Festa, em honra da Nossa Senhora do Rosário, um ritual que vem sendo cumprido há já muitos anos e organizado pela confraria da Senhora do Rosário.

No dia 25 realizou-se a procissão de velas e no dia 26 saíram à rua em procissão até ao cruzeiro, as imagens dos Santos que estão expostos nos altares da Igreja Paroquial, seguidos pela comunidade local . A festa para além das cerimónias religiosas teve também muita animação, com bar e música à mistura, não esquecendo os mais pequenos que este ano tiveram um espaço de diversão com carrossel.

Parabéns à confraria.

Associaram-se a esta iniciativa 5 associados.

sexta-feira, 7 de junho de 2013

FNA PRESENTE NO DIA DO NÚCLEO DO CNE -  GUIMARÃES


Sábado, dia 18 de Maio, estivemos presentes nas comemorações do 89º.Aniversário do Núcleo de Guimarães do CNE. No âmbito destas comemorações, foi organizada uma atividade na cidade  de Guimarães, denominada “as 7 maravilhas” com diversas oficinas, e diversos pontos, onde foram acolhendo escuteiros. O campo de S. Mamede, palco destas comemorações, amanheceu com a “invasão” de escuteiros de vários pontos do nosso concelho que pouco a pouco foram chegando e colorindo a colina do Castelo de Guimarães.  A manhã iniciou-se com a promessa de novos irmãos escutas “especiais”  que tiveram na sua preparação, dois anos de experiência, incorporados no projeto de inclusão, plataforma “Madre Teresa de Calcutá”, em parceria com a Cercigui e a Junta de Núcleo de Guimarães. A FNA, tem colaborado com este projeto e não quis deixar de estar presente neste momento tão especial para todos nós. Foi com certeza contagiante o entusiasmo e alegria destes novos escuteiros. A tarde foi preenchida pelas atividades realizadas nas várias oficinas que se encontravam dispersas pela cidade, proporcionando assim uma envolvência com a comunidade local, permitindo conhecerem  um pouco mais sobre o movimento escutista. A tarde culminou com todos os escuteiros reunidos na praça Santiago, cantando e dançando ao som do Grupo musical escutista Flôr de Liz e o grupo musical Vimaranes. Parabéns ao núcleo de Guimarães pela organização da actividade e pela grande passo na integração de Jovens com necessidades educativas especiais no movimento, bem hajam.

Estiveram presentes nesta actividade o nosso presidente António Cardoso, a Alice e a Ludovina.

quarta-feira, 5 de junho de 2013


Ao Encontro da Natureza e da Cultura

No sábado dia 12 de Maio, partimos rumo á cidade do Porto, nosso destino para uma visita cultural percorrendo a Natureza. Escolhemos fazer a viagem de comboio. Logo pela manhã, pouco a pouco, todos foram chegando de mochila às costas e vara na mão, prontos para mais uma aventura.
Chegado o comboio, cada um ocupou o seu lugar e partimos rumo ao nosso destino. Já no Porto, mais propriamente na estação mais bela do País (a estação de S. Bento),  famosa pela sua vertente artística, que não foi descurada, tendo-se recorrido à tradição de azulejaria portuguesa para decorar o vestíbulo da estação. Jorge Colaço, pintor, ceramista, ilustrador e caricaturista, foi o autor dos painéis históricos e regionais e das figuras alegóricas que fazem parte de um dos maiores monumentos da arte azulejar em Portugal. Estes painéis representam, principalmente, cenas passadas no Norte do país, estando retratados, entre outras cenas, o Torneio de Arcos de Valdevez, a apresentação de Egas Moniz com os filhos ao Rei Afonso VII de Leão e Castela, no século XII, a entrada de D. João I e de D. Filipa de Lencastre no Porto, em 1387, e a Conquista de Ceuta, em 1415. Um friso colorido, no átrio, representa a história dos transportes em Portugal, concluindo com a inauguração dos caminhos de ferro.
Aqui, fomos recebidos pelos nossos associados da Póvoa, Alfredo e Bento Silva, acompanhados das suas esposas, que nos aguardavam para se juntarem nesta aventura. De seguida, iniciámos a pé a travessia da ponte D. Luís sobre o Douro e subimos à Serra do Pilar, de onde se vislumbra uma magnífica paisagem das margens do rio. A Eucaristia no mosteiro da Serra foi lindíssima, sentimo-nos parte integrante, fomos bem recebidos e, no fim, convidados para um momento de convívio entre os presentes, disfrutando de um café acompanhado de um docinho.
Seguidamente, descemos a Serra pelas suas entranhas deliciosas, como só os recantos destas construções antigas nos proporcionam, para depois saborearmos um delicioso almoço, recuperador de energias para a tarde que se avizinhava.
Iniciámos a tarde, com um belo passeio de barco, ao longo da zona ribeirinha da Cidade do Porto e Gaia, onde pudemos admirar as 6 pontes que cruzam o Rio Douro e as suas maravilhosas margens. No final, visitamos a cave de vinho do Porto “A Ferreirinha”, onde ficámos a conhecer um pouco da história do famoso vinho do Porto e degustámos esse saboroso néctar. A estas caves está associada a imagem de Dona Antónia Adelaide Ferreira, figura incontornável da história do Douro e do vinho do Porto, a quem ficou a dever-se a expansão que este produto conheceu a partir do século XIX. Terminámos aqui a nossa atividade, para regressamos novamente de comboio, com o desejo de brevemente repetir este tipo de atividade. Estiveram presentes 26 associados e 31 familiares.

Texto: Ludovina Abreu; Fotos: Xico e Ludovina