sábado, 19 de março de 2016

Imagem peregrina de S. Nuno

No passado Domingo dia 22 de Março, foi a vez da nossa cidade receber a imagem peregrina de S. Nuno, entregue pelas mãos dos nossos irmãos fraternos de Braga.
Em desfile, percorremos algumas artérias da nossa cidade, sendo a imagem transportada numa charrete, puxada a cavalo .
A Eucaristia, realizou-se na Igreja de S. Sebastião, uma paróquia onde o escutismo se encontra desativado.
Por esse motivo, se trouxe esta cerimónia para o centro da cidade, para despertar o espírito escutista aos antigos escuteiros do CNE que tenham vontade de partilhar connosco este ideal. Estiveram presentes nesta iniciativa a Direção Regional, o Vice-Arcipreste de Guimarães e Vizela e Assistente do Núcleo do CNE, Rev. Padre Samuel, o Chefe de Núcleo de Guimarães, Ernesto Machado, o Presidente da Câmara Municipal de Vizela, Sr. Dinis Costa, assim como, o seu assessor e padrinho do Núcleo da FNA de S.Miguel -Vizela, Sr. João Polery, e o Chefe de Gabinete do Presidente da Câmara Municipal de Guimarães, Sr. Miguel Sousa, também ele um antigo escuteiro.
A cerimónia, incluiu a assinatura em público da Proposta de Admissão à FNA do Presidente da Câmara Municipal de Vizela, que foi escuteiro durante muitos anos no Agrupamento de S.Miguel - Vizela e que recebeu simbolicamente o lenço castanho.
Esta cerimónia teve ainda uma Boa Ação coletiva que contemplou a recolha de bens alimentares trazidos pelos elementos que participaram e que reverteram a favor das crianças carenciadas que são apoiados pelo Patronato de S.Sebastião.

DESFILE DE VESTIDOS DE NOIVA ANTIGOS


No passado dia trinta de Maio, Polvoreira assistiu a um evento inédito por estas terras… Um desfile de vestidos de noiva antigos!

Foi sem dúvida um evento magnifico, não só pela beleza dos vestidos, mas pelo espírito de camaradagem que se sentiu em toda a equipe da organização. Foi um evento cuja ideia partiu da FNA de Polvoreira e que contou com a pronta disponibilidade por parte dos vários movimentos paroquias. CNE, Grupo de Jovens, Grupo Coral, Confrarias, equipes do Bar da  Paróquia, Centro Social e Paroquial de Polvoreira,  Conselho Económico e alguns empresários e anónimos desta paróquia que colaboraram no sentido de tornar este evento inesquécivel.

A população feminina, foi convidada a tirar do “baú”, os seus vestidos à muito guardados e talvez esquecidos. Seguiram-se depois dias de muita azáfama… A correria aos baús tinha iniciado e pouco a pouco, foram-se descobrindo algumas relíquias muito empoeirados e outras já invadidas pela “traça”. Depois do pó sacudido, os buraquinhos remendados, chegou o momento de experimentar a atracão da festa – “ O vestido de noiva!”. Para desilusão de muitas das donas dos vestidos, estes já não serviam…  Nada que nos surpreendesse, pois estas senhoras que outrora foram meninas, carregaram dentro de si o dom da vida, dos filhos que brotaram de um amor que um dia uniram através do matrimónio… E estas “coisas” provocam as suas “mazelas”. Ninguém desesperou e logo encontraram quem coubesse neles. Umas recorreram às filhas, outras às sobrinhas, algumas às vizinhas e houve até quem recorresse às futuras noras!  - Mas, para grande satisfação de outras, um número reduzidíssimo claro ( nem respiravam de tão apertado que estava o vestido), lá desfilaram o seus próprios vestidos. Os penteados ficaram a cargo  da Monica salão de cabeleireira e do salão Ly cabeleiros, assim como a maquilhagem que ficou nas mãos da Susy Ribeiro. Estas profissionais de uma forma voluntária e de total disponibilidade tornaram mais belas as nossas “ noivas”. Na animação, tivemos também a colaboração de uma forma voluntária e extremamente generosa do DJ Eduardo, do cantor de Rap MCD2 e do já nosso amigo e sobejamente conhecido o artista da bola e das músicas NENO que já não é a primeira vez que de forma gratuita e voluntária, tem colaborado em alguns dos nossos eventos.  Para registar todos os momentos, contamos também com a colaboração generosa da Foto Estrela que cobriu todo o evento de forma gratuita. As noivas, uma a uma, foram desfilando pedaços de história perdidos no tempo. Os vestidos foram desfilados por ordem cronológica, sendo o mais antigo de 1956 e o mais recente de 2015. Foi sem dúvida um evento magnifico que permitiu a todos vizualizar a evolução dos tempos, na confeção de vestidos de noiva e permitiu a vivência de um ambiente muito familiar que em Polvoreira pouco a pouco se vai sentindo.

Bem hajam a todos que permitiram o sucesso deste evento, pois sem o apoio de todos não teria sido possível. As receitas reverteram a favor das obras da nossa Igreja Paroquial.
Em breve publicaremos as fotos.

Estiveram envolvidos 7 associados.