quarta-feira, 31 de dezembro de 2008
Natal Solidário
sexta-feira, 19 de dezembro de 2008
41º Aniversário do Núcleo
sábado, 13 de dezembro de 2008
Ajuda ao Luís Ferreira
quinta-feira, 4 de dezembro de 2008
Reunião de Núcleo
domingo, 23 de novembro de 2008
Visita ao Núcleo de Bairro
sexta-feira, 14 de novembro de 2008
Festa do Beato Nuno
quinta-feira, 6 de novembro de 2008
Investidura
Parabéns Laura!
Reunião Plenária do Núcleo: 03/11
domingo, 26 de outubro de 2008
Saída ao Campo: Queimadela
Fundação do Núcleo de Urgezes
Foi com muita satisfação que, no dia 18 de Outubro, estivemos presentes (num total de vinte associados) na fundação do Núcleo de Urgezes. Trata-se de uma freguesia que confina com Polvoreira, pelo que, de agora em diante, serão os nossos "Fraternos" mais próximos. A cerimónia decorreu com muita dignidade e teve a presença da maioria dos Núcleos da Região de Braga. Parabéns Urgeses. Boa caça e longa vida!
sábado, 13 de setembro de 2008
Núcleo da Póvoa de Varzim
A convite do Núcleo da Póvoa de Varzim, três elementos da Direcção (Assunção Abreu, António Cardoso e Miguel Gomes) participaram, no dia 27 de Julho, numa sua actividade de campo (bivaque). O P. Miguel Ângelo presidiu à celebração da Eucaristia.
sexta-feira, 12 de setembro de 2008
Núcleo de Terroso
Sejam bem-vindos!
Presença na Paróquia
Convívio Paroquial
Vários associados e elementos da Direcção estiveram presentes no tradicional Convívio Paroquial, realizado na Penha, no dia 8 de Junho.
10º Aniversário do Centro Social e Paroquial de Polvoreira
Aniversários
No dia 1 de Junho, foi a vez de confraternizarmos com os nossos amigos do Núcleo da Póvoa de Varzim, que celebraram os 30 anos da fundação do seu Núcleo. Uma festa bonita, com muita animação e afluência de associados. Parabéns ao Núcleo da Póvoa e longa vida!
terça-feira, 9 de setembro de 2008
Conselho Nacional
Três elementos da Direcção do nosso Núcleo (Assunção Abreu, Virgínia Lameiras e P. Miguel Ângelo) participaram, no dia 5 de Abril, em Fátima, no Conselho Nacional da FNA. Não foi possível continuarem no 2º dia, em virtude da realização da nossa actividade "Ao Encontro da Natureza", anteriormente programada. O P. Miguel Ângelo presidiu à Eucaristia no 1º dia do Conselho. Regista-se o facto de ter sido aprovada em CN a substituição, no hino da FNA, da palavra "outono" por "sonho", uma proposta que havíamos feito ao Presidente Regional, aquando da nossa festa do Quadragésimo.
segunda-feira, 18 de agosto de 2008
Acampamento de Núcleo (ACANUC - 2008)
Chegados ao Centro de Formação Escutista, fizemos o reconhecimento do local, sob a orientação do Chefe Zeferino Bastos. Depois, deliciamo-nos com um belo almoço em “família”, recuperando energias para, durante a tarde, fazermos uma visita aos vários pontos turísticos da região.
Todos ficamos rendidos à beleza arquitectónica dos vários monumentos que visitámos. Pena que a conservação do Castelo tenha ficado muito aquém das nossas expectativas.
Este acampamento ficou marcado por um "fogo de conselho" diferente, onde todos pudemos relembrar tempos e pessoas que marcaram o nosso percurso escutista. Viveram-se momentos de grande emoção e nostalgia. Ficou também assinado pela Investidura da Andreia e do "Toninho" Magalhães - elementos de uma geração mais recente - que, certamente, irão enriquecer o nosso grupo.
De salientar também a Eucaristia que, como o P. Miguel Ângelo já nos habituou, foi sem grandes formalismos, mas rica em conteúdo, onde as emoções, mais uma vez, estiveram à flor da pele e onde nos sentimos verdadeiramente cristãos e irmãos de todos.
Os associados estiveram acompanhados do respectivo cônjuge e os casais mais novos levaram também os filhos (alguns já no Escutismo ), o que proporcionou um ambiente muito familiar. No conjunto, estiveram 37 pessoas. A Direcção do Agrupamento 200 esteve representada pelo António Mendes.
Texto de Ludovina Abreu.
PASSEIO CULTURAL
quarta-feira, 23 de abril de 2008
AO ENCONTRO DA NATUREZA - 2008
A Dr.ª Daniela Cardoso, filha do nosso associado António Cardoso, disponibilizou-se para nos acompanhar e guiar na visita arqueológica à Citânia de Briteiros.
É de salientar a preocupação e o trabalho que tem havido em manter e expandir o que há ainda por descobrir neste povoado fortificado, considerado o povoado Castrejo português mais emblemático e extensamente escavado. Também sob a sua orientação, visitámos ainda o Museu de Cultura Castreja, onde pudemos visualizar alguns dos utensílios usados pelos povos daquela época.
O dia pautou-se ainda pela confraternização entre associados e suas famílias, onde se recordaram canções de épocas passadas no CNE. O dia ficou também marcado pela presença de quatro Aquelás da primeira hora: Irene Vaz, Manuela Oliveira, Gina Lameiras e Maria do Rosário Gomes que, com alguns dos seus lobitos de outrora, recordaram canções do seu tempo.
No final do dia, todos nos sentimos muito felizes pois, apesar das idades díspares entre os associados, todos estão perfeitamente integrados e em sintonia. Estiveram presentes mais de quarenta pessoas.
Texto de Ludovina Abreu
Fotos de Sérgio Silva e Manuela Oliveira
segunda-feira, 4 de fevereiro de 2008
ENCERRAMENTO DAS COMEMORAÇÕES DOS 40 ANOS
Escolhemos o dia 26 de Janeiro para encerrarmos de forma condigna as comemorações do QUADRAGÉSIMO ANIVERSÁRIO do nosso Núcleo. Teve lugar no Centro de Dia. O encontro iniciou-se com a celebração da Eucaristia e a investidura de dois novos associados: a Rosinda Magalhães e o Francisco Teixeira. Na homilia, foi sublinhada a exortação do Papa aos escuteiros, para viverem o Escutismo como “um autêntico caminho de santidade” e, também, a palavra de S. Paulo, convidando à construção da união fraterna.
A Ludovina Abreu fez a “apresentação” dos candidatos à Investidura. Referiu a Rosinda como a “menina franzina”, de ontem, “irrequieta, cheia de vida e de ideias (...) sempre muito audaz e líder do seu grupo” e que, hoje, é a “Mulher que formou família” e “apoia o Agrupamento na secção dos pioneiros”. Evocou também o “amigo e companheiro” Francisco, o seu passado de “rapaz discreto, mas persistente e responsável” e que, mais tarde, se tornou “dirigente dos exploradores”, sendo “um exemplo para os seus elementos, a quem transmitiu ordem, disciplina, segurança, mas também carinho e amizade”.
No final da Celebração, procedeu-se ao visionamento dos filmes e fotos dos vários actos das Comemorações de 2007, trabalho realizado pelo Carlos Abreu, Sérgio Silva e António Mendes.
O jantar decorreu com muita animação, tendo sido confeccionado com saber e servido com simpatia por elementos do Rancho Folclórico de Polvoreira, a quem felicitamos e agradecemos. O dia terminou em convívio sereno e alegre, alimentado pelas “Canções dos Começos” (1941), orientadas pelos nossos “históricos”: Avelino, “Toneco”, Januário e João Abreu.
Estiveram presentes vinte e seis associados e familiares, num total de mais de cinquenta pessoas.