quarta-feira, 31 de dezembro de 2008

Natal Solidário

Nas primeiras semanas de Dezembro, promovemos uma campanha de solidariedade em favor de famílias carenciadas. Conseguimos recolher, em números redondos, um total de 110 kg de géneros alimentícios, 460 peças de roupa, 30 pares de calçado, várias dezenas de livros e de brinquedos. Estes bens foram entregues ao Centro Social da Paróquia de Polvoreira, para serem posteriormente distribuídos. O nosso "bem-haja" a todos os que colaboraram connosco.

sexta-feira, 19 de dezembro de 2008

41º Aniversário do Núcleo

Foi no Centro Social de Polvoreira que, no passado dia 6 de Dezembro, celebrámos mais um aniversário: o 41º. As comemorações começaram com uma intervenção do nosso Presidente alusiva à efeméride vivida. Seguiu-se a celebração da Eucaristia, presidida pelo nosso associado P. Miguel Ângelo que, mais uma vez, através da projecção de umas imagens, nos fez reflectir sobre a nossa forma de estar e sentir a vida.
A festa ficou assinalada pela Investidura de três elementos: a Manuela Oliveira, que foi Aquelá, o Jerónimo Dias - que veio expressamente de França para este momento - e o Abílio Fernandes, também antigo escuteiro de Polvoreira e que chegou a ser Dirigente em Angola, enquanto cumpria o serviço militar.
Finda a Eucaristia, houve uma projecção de fotos das actividades que fomos fazendo ao longo do ano. Foi visível o entusiasmo que todos sentiram ao recordar esses momentos.
De seguida, partimos para um jantar em "família" e, depois do estômago reconfortado, chegou o momento de iniciarmos a noite de convívio, onde pudemos apresentar alguns sketches e canções de outrora.
Foi um belo fim de dia onde, mais uma vez, ficou comprovado que a FNA está ALERTA e mantém vivo o espírito escutista. Estiveram presentes 27 associados e também familiares, num total de 48 pessoas.


sábado, 13 de dezembro de 2008

Ajuda ao Luís Ferreira

O Núcleo associou-se a uma campanha de solidariedade em favor do Luís Ferreira: um jovem de Polvoreira, com uma grave deficiência que lhe afecta o crescimento e a mobilidade.
Tratou-se da nossa resposta ao apelo lançado pelo Centro Social da Paróquia de Polvoreira às Associações da freguesia, cujo Vice-Presidente é nosso associado.
Angariámos 670 euros, sendo que 250 euros foram oferecidos pela Direcção Regional da FNA, a quem vivamente agradecemos. Força Luís e uma óptima recuperação.

quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

Reunião de Núcleo

No dia 2, tivemos a nossa reunião mensal. Estiveram dezassete associados. Cinco justificaram a ausência. Avaliámos a "Operação Solidariedade" e preparámos a comemoração dos "41 anos", já no próximo sábado. Teve lugar ainda o visionamento da "apresentação do ACANAC 2009", da história do Escutismo e da Chama do Centenário.

domingo, 23 de novembro de 2008

Visita ao Núcleo de Bairro

Três elementos da nossa Direcção estiveram hoje presentes na homenagem prestada pelos nossos irmãos de Bairro a dois dos seus ilustres Associados fundadores. Foi um gesto bonito de reconhecimento e louvor!
Nós, que não pudemos estar presentes na festa dos 25 Anos do Núcleo de Bairro, por causa do nosso acampamento anual, felicitamos o Núcleo e o seu simpático Presidente.

sexta-feira, 14 de novembro de 2008

Festa do Beato Nuno

No passado domingo 09/11/2008, fomos a Joane celebrar o nosso Patrono e participar nos 25 Anos do Núcleo local. Éramos 16 associados, sendo que a maioria foi acompanhada do seu cônjuge. A festa esteve bonita, muito participada e com muita animação. Parabéns aos nossos amigos de Joane!

quinta-feira, 6 de novembro de 2008

Investidura

O Núcleo prepara-se para viver mais um momento importante na sua vida colectiva. Dois novos elementos irão receber a Investidura na FNA, no dia 6 de Dezembro, por ocasião do nosso 41º Aniversário. O Jerónimo Dias e a Manuela Oliveira, antiga Aquelá. O Jerónimo, a viver em França, virá expressamente para este dia.

Parabéns Laura!

Na nossa Reunião de Núcleo deste mês, demos conta da tua decisão de ir em missão para Moçambique, durante um ano. Lemos o mail do teu anúncio e, no final, todos bateram palmas!
O teu gesto corajoso é, para nós, um estímulo. Bem Hajas! Estamos contigo.

Reunião Plenária do Núcleo: 03/11

Apesar da noite fria e húmida, foi das mais concorridas: 22 elementos. Os nossos "históricos" estavam todos presentes e alguns já ultrapassaram a casa dos oitenta... Que bonito: a "chama" não esmorece!
A Ludovina surpreendeu-nos, mais uma vez, trazendo uma nova candidata à inscrição na FNA: a Cristina Paula. Foi escuteira em Creixomil, esteve em vários acampamentos nacionais, vive em Polvoreira e é mãe de um lobito. Tal como a Ludovina. Demos-lhe calorosamente as boas-vindas.
Avaliação muito positiva da "Saída" até Queimadela. Preparação do nosso 41º Aniversário, em Dezembro. Foi lida a Mensagem do Presidente do Comité Mundial da ISGF para o Dia da Fraternidade: 25 de Outubro.
Acção de solidariedade: com base na experiência do ano passado, organizaram-se as equipas que vão proceder à recolha de roupas e géneros alimentícios, a distribuir no Natal.
Pena não termos visto o "PowerPoint" de apresentação do ACANAC-2009 e o filme da "Chama"e da história do Escutismo: devido a falha técnica.

domingo, 26 de outubro de 2008

Saída ao Campo: Queimadela

.
No passado dia 19 de Outubro - pela quarta vez, neste ano - decidimos sair de casa e partir ao encontro da Natureza. Escolhemos a Barragem de Queimadela no vizinho Concelho de Fafe. No caminho, parámos na igreja de S. Romão de Arões, para apreciar este belo exemplar do românico português e fazer a nossa oração da manhã. O percurso a pé em redor da barragem foi excelente, pela beleza da paisagem e pelo grau de dificuldade exigido. O Toneco esteve sensacional: do alto dos seus oitenta e tal anos, revelou aos mais novos toda a coragem e saber para superar as íngremes subidas e descidas do monte. A tarde, que foi de alegre convívio escutista, terminou com a oração e a canção do adeus. Estiveram presentes vinte associados e dez familiares.

Fundação do Núcleo de Urgezes

.
Foi com muita satisfação que, no dia 18 de Outubro, estivemos presentes (num total de vinte associados) na fundação do Núcleo de Urgezes. Trata-se de uma freguesia que confina com Polvoreira, pelo que, de agora em diante, serão os nossos "Fraternos" mais próximos. A cerimónia decorreu com muita dignidade e teve a presença da maioria dos Núcleos da Região de Braga. Parabéns Urgeses. Boa caça e longa vida!

sábado, 13 de setembro de 2008

Núcleo da Póvoa de Varzim

.
A convite do Núcleo da Póvoa de Varzim, três elementos da Direcção (Assunção Abreu, António Cardoso e Miguel Gomes) participaram, no dia 27 de Julho, numa sua actividade de campo (bivaque). O P. Miguel Ângelo presidiu à celebração da Eucaristia.

sexta-feira, 12 de setembro de 2008

Núcleo de Terroso

.
No dia 20 de Abril, foi fundado o Núcleo de Terroso (Póvoa de Varzim), da Fraternidade de Nuno Álvares. O nosso Núcleo associou-se à festa dos nossos irmãos de Terroso, com a presença do Assunção Abreu e do António Cardoso.
Sejam bem-vindos!

Presença na Paróquia

.
Convívio Paroquial
Vários associados e elementos da Direcção estiveram presentes no tradicional Convívio Paroquial, realizado na Penha, no dia 8 de Junho.

10º Aniversário do Centro Social e Paroquial de Polvoreira
Apesar de ser tempo de férias, alguns elementos do Núcleo participaram na Eucaristia (transmitida pela TVI) que assinalou este momento festivo do Centro Social.

Aniversários

.
No dia 25 de Maio, estivemos presentes no 25º Aniversário do Núcleo de S. Martinho de Sande, celebrado com muita dignidade e entusiasmo. Parabéns aos nossos irmãos de Sande e votos de longa vida!

No dia 1 de Junho, foi a vez de confraternizarmos com os nossos amigos do Núcleo da Póvoa de Varzim, que celebraram os 30 anos da fundação do seu Núcleo. Uma festa bonita, com muita animação e afluência de associados. Parabéns ao Núcleo da Póvoa e longa vida!

terça-feira, 9 de setembro de 2008

Conselho Nacional

.
Três elementos da Direcção do nosso Núcleo (Assunção Abreu, Virgínia Lameiras e P. Miguel Ângelo) participaram, no dia 5 de Abril, em Fátima, no Conselho Nacional da FNA. Não foi possível continuarem no 2º dia, em virtude da realização da nossa actividade "Ao Encontro da Natureza", anteriormente programada. O P. Miguel Ângelo presidiu à Eucaristia no 1º dia do Conselho. Regista-se o facto de ter sido aprovada em CN a substituição, no hino da FNA, da palavra "outono" por "sonho", uma proposta que havíamos feito ao Presidente Regional, aquando da nossa festa do Quadragésimo.

segunda-feira, 18 de agosto de 2008

Acampamento de Núcleo (ACANUC - 2008)

.
Foi no dia 5 de Julho, que partimos rumo a Carrazeda de Ansiães, para dar início a mais um acampamento anual do Núcleo de Polvoreira. Fizemos o percurso com grande entusiasmo, entoando cantigas de tempos passados. Só as belas paisagens das encostas do Rio Tua nos fizeram parar, para contemplar tamanha beleza e acompanharmos o curso do rio até desaguar no grande Douro.
Chegados ao Centro de Formação Escutista, fizemos o reconhecimento do local, sob a orientação do Chefe Zeferino Bastos. Depois, deliciamo-nos com um belo almoço em “família”, recuperando energias para, durante a tarde, fazermos uma visita aos vários pontos turísticos da região.
Todos ficamos rendidos à beleza arquitectónica dos vários monumentos que visitámos. Pena que a conservação do Castelo tenha ficado muito aquém das nossas expectativas.
Este acampamento ficou marcado por um "fogo de conselho" diferente, onde todos pudemos relembrar tempos e pessoas que marcaram o nosso percurso escutista. Viveram-se momentos de grande emoção e nostalgia. Ficou também assinado pela Investidura da Andreia e do "Toninho" Magalhães - elementos de uma geração mais recente - que, certamente, irão enriquecer o nosso grupo.
De salientar também a Eucaristia que, como o P. Miguel Ângelo já nos habituou, foi sem grandes formalismos, mas rica em conteúdo, onde as emoções, mais uma vez, estiveram à flor da pele e onde nos sentimos verdadeiramente cristãos e irmãos de todos.
Os associados estiveram acompanhados do respectivo cônjuge e os casais mais novos levaram também os filhos (alguns já no Escutismo ), o que proporcionou um ambiente muito familiar. No conjunto, estiveram 37 pessoas. A Direcção do Agrupamento 200 esteve representada pelo António Mendes.
.
Texto de Ludovina Abreu.
Fotos de António Mendes.
.

VIDEO/FOTOS
(04:18)


PASSEIO CULTURAL

.
No dia 10 de Junho, realizámos mais uma actividade, desta vez, tratou-se de uma visita às Lagoas de Bertiandos, em Ponte de Lima. Esta actividade consistiu num passeio pedestre pela área protegida das Lagoas e numa visita à Quinta de Penteeiros - um espaço destinado a promover nos visitantes uma maior ligação ao mundo rural e de preservar tudo o que se lhe encontra associado. Todos ficamos rendidos à beleza paisagística e aos sons emitidos pelos animais aqui residentes, um verdadeiro espaço onde a Natureza e os animais são os protagonistas. Seguiu-se o almoço num restaurante local e o habitual convívio entre todos. Estiveram presentes 34 pessoas, entre associados e seus familiares.
Texto de Ludovina Maria Abreu . Fotos de Maria Manuela Abreu




quarta-feira, 23 de abril de 2008

AO ENCONTRO DA NATUREZA - 2008

.
Realizou-se no passado dia 6 de Abril, o 3º Encontro da Natureza do Núcleo de Polvoreira da FNA. Neste ano, quisemos mais uma vez promover, não só a contemplação da Natureza, mas também a cultura e a defesa do nosso Património.
A Dr.ª Daniela Cardoso, filha do nosso associado António Cardoso, disponibilizou-se para nos acompanhar e guiar na visita arqueológica à Citânia de Briteiros.
É de salientar a preocupação e o trabalho que tem havido em manter e expandir o que há ainda por descobrir neste povoado fortificado, considerado o povoado Castrejo português mais emblemático e extensamente escavado. Também sob a sua orientação, visitámos ainda o Museu de Cultura Castreja, onde pudemos visualizar alguns dos utensílios usados pelos povos daquela época.
O dia pautou-se ainda pela confraternização entre associados e suas famílias, onde se recordaram canções de épocas passadas no CNE. O dia ficou também marcado pela presença de quatro Aquelás da primeira hora: Irene Vaz, Manuela Oliveira, Gina Lameiras e Maria do Rosário Gomes que, com alguns dos seus lobitos de outrora, recordaram canções do seu tempo.
No final do dia, todos nos sentimos muito felizes pois, apesar das idades díspares entre os associados, todos estão perfeitamente integrados e em sintonia. Estiveram presentes mais de quarenta pessoas.

Texto de Ludovina Abreu
Fotos de Sérgio Silva e Manuela Oliveira

VIDEO-FOTOS

(07:38)

segunda-feira, 4 de fevereiro de 2008

ENCERRAMENTO DAS COMEMORAÇÕES DOS 40 ANOS

Escolhemos o dia 26 de Janeiro para encerrarmos de forma condigna as comemorações do QUADRAGÉSIMO ANIVERSÁRIO do nosso Núcleo. Teve lugar no Centro de Dia. O encontro iniciou-se com a celebração da Eucaristia e a investidura de dois novos associados: a Rosinda Magalhães e o Francisco Teixeira. Na homilia, foi sublinhada a exortação do Papa aos escuteiros, para viverem o Escutismo como “um autêntico caminho de santidade” e, também, a palavra de S. Paulo, convidando à construção da união fraterna.
A Ludovina Abreu fez a “apresentação” dos candidatos à Investidura. Referiu a Rosinda como a “menina franzina”, de ontem, “irrequieta, cheia de vida e de ideias (...) sempre muito audaz e líder do seu grupo” e que, hoje, é a “Mulher que formou família” e “apoia o Agrupamento na secção dos pioneiros”. Evocou também o “amigo e companheiro” Francisco, o seu passado de “rapaz discreto, mas persistente e responsável” e que, mais tarde, se tornou “dirigente dos exploradores”, sendo “um exemplo para os seus elementos, a quem transmitiu ordem, disciplina, segurança, mas também carinho e amizade”.
No final da Celebração, procedeu-se ao visionamento dos filmes e fotos dos vários actos das Comemorações de 2007, trabalho realizado pelo Carlos Abreu, Sérgio Silva e António Mendes.
O jantar decorreu com muita animação, tendo sido confeccionado com saber e servido com simpatia por elementos do Rancho Folclórico de Polvoreira, a quem felicitamos e agradecemos. O dia terminou em convívio sereno e alegre, alimentado pelas “Canções dos Começos” (1941), orientadas pelos nossos “históricos”: Avelino, “Toneco”, Januário e João Abreu.
Estiveram presentes vinte e seis associados e familiares, num total de mais de cinquenta pessoas.


(06:52)