sexta-feira, 30 de abril de 2010

Magia em Aveiro

No passado dia 11 de Março, sentimo-nos recuar no tempo e com todas as emoções à flor da pele. O apelo foi feito pelo círculo Este do CNE, de Guimarães, no sentido da Fraternidade de Nuno Álvares colaborar nos serviços da “aventura ao mundo da magia”, em Aveiro. Prontamente nos disponibilizámos, pois era uma oportunidade de relembrar o passado. Ao chegar à estação de comboios de Guimarães, apoderou-se de nós um enorme calafrio, ao presenciar tão grande entusiasmo por parte dos escuteiros das mais variadas idades. Os espaços livres rareavam, pois estavam ocupados pelos muitos escuteiros, ansiosos de iniciarem a aventura e seus familiares, incansáveis nas recomendações. Todos foram distribuídos pelas diversas carruagens e deu-se então inicio à aventura, onde a alegria e a boa disposição reinavam. Chegados a Aveiro, iniciámos as nossas funções, colocando-nos em pontos estratégicos, para encaminharmos, da melhor forma e com segurança, o grupo de cerca de 800 escuteiros, ao Pólo Universitário de Aveiro, onde iria começar a aventura. Depois de um almoço reconfortante, as várias secções foram distribuídas pelas actividades preparadas e a Fraternidade foi mais uma vez colocada nos postos que os escuteiros iriam percorrer no jogo de cidade, onde teriam oportunidade de descobrir e conhecer os pontos turísticos desta bela cidade que faz lembrar Veneza. De facto, a cidade é circundada pelos seus canais, onde navegam os belos moliceiros que, no lugar de transportar o sal de outrora, hoje fazem-no para transportar os turistas que se deliciam com as belas paisagens que observam. O auge deste acampamento, foi sem dúvida a Eucaristia: entrar na igreja repleta de escuteiros, entoando os seus cantos, fez percorrer, em cada um de nós, um sentimento de pureza, simplicidade e proximidade com Deus. A representação efectuada pelos caminheiros, fez-nos compreender que são uma geração que também ouve, sente e transmite a palavra de Deus. Sensibilizou-nos o carinho com que foram tratados os lobitos, dando-lhes protagonismo, quando os tornaram anfitriões de todas as outras secções para o espectáculo de magia, que a todos impressionou. Parabéns ao Círculo Este, pela excelente organização desta actividade e o nosso agradecimento por permitir que usufruíssemos desta vivência que a todos enriqueceu. Um bem-haja e obrigado. Estiveram presentes três associadas do nosso Núcleo e um familiar.

Ludovina Abreu


terça-feira, 27 de abril de 2010

Ao Encontro da Natureza

Foi com grande entusiasmo que, no passado dia 18 de Abril, rumámos ao “ Encontro da Natureza “, a nossa actividade da Primavera. Por volta das 9,30H, todos estavam prontos para iniciar a viagem de camioneta, até ao Parque Biológico de Gaia. Pelo caminho fomos surpreendidos por umas pequenas gotas de chuva, que teimavam em boicotar a actividade. Mas chegados a Gaia, uns tímidos raiozitos de sol, espreitavam por entre as nuvens, para nos tranquilizar.

Antes de iniciarmos a visita ao parque, foi-nos dada uma breve explicação, por um guia, fazendo uma apresentação generalizada do que iríamos encontrar. Iniciada a visita, pouco a pouco, fomo-nos embrenhando em tamanha beleza, um espaço bucólico de onde emanava tranquilidade, paz e onde todos os seres vivos eram reis, circulando com toda a tranquilidade. Bem haja a quem preserva estes espaços que, infelizmente, vão rareando no nosso meio: só visitando-os, alguns de nós tomam consciência do tamanho da perda.

Terminada a visita, tínhamos à nossa espera o Chefe Amorim, dirigente dos Lobitos no Agrupamento de Vilar de Andorinho, em Vila Nova de Gaia, que nos recebeu de braços abertos, mesmo não nos conhecendo. Foi incansável após o nosso pedido de ajuda, para nos dispensar as suas instalações e, apesar do cansaço, pois não tinha descansado na noite anterior, lá estava de sorriso aberto, pronto para nos encaminhar ao seu “Covil”, onde pudemos reconfortar o estômago.

A tarde foi preenchida com canções escutistas, danças populares e até um jogo de destreza física que a todos divertiu. Ainda o sol irradiava a sua luz, tivemos de recolher para prepararmos o nosso regresso. Após um lanche, lá nos despedimos com a “canção do adeus”. A viagem foi recheada de uma alegria contagiante. Era visível que todos estavam satisfeitos, de tal forma que, quando chegámos, foi difícil arredarmos do estacionamento, tal era a vontade de o dia não acabar. Estiveram presentes, entre associados e familiares, cinquenta e sete pessoas.

Ludovina Abreu.








terça-feira, 6 de abril de 2010

RPN -Abril


A nossa reunião, no dia 1, coincidiu com a Quinta-Feira Santa. O nosso Assistente aproveitou a ocasião para nos propor uma reflexão sobre o significado deste dia: a instituição por Jesus do Sacerdócio e da Eucaristia. Depois avaliámos a nossa participação na campanha "Limpar Portugal" e preparámos a actividade da Primavera "Ao Encontro da Natureza", que será no próximo dia 18. Houve tempo ainda para informações sobre o ACAREG, o 1.º aniversário da canonização de S. Nuno e para apreciar o pendão de S. Nuno a enviar para o concurso proposto pela Direcção Nacional da FNA. Terminámos com uma oração sobre a Eucaristia.

sábado, 3 de abril de 2010

Limpar Portugal

O nosso Núcleo esteve activo na operação de defesa do ambiente "Limpar Portugal". Procurou sensibilizar a Junta da Freguesia para a campanha em curso, tendo conseguido o seu apoio logístico e a sua publicitação. E no respectivo dia 20 de Março, oito dos seus elementos meteram mãos à obra em conjunto com outros voluntários da freguesia. Apesar do muito lixo recolhido, muito ainda ficou por recolher, o que atesta, infelizmente, a falta de civismo de muitos dos nossos concidadãos.
.
.
.
VIDEO/FOTOS (01:15)