No passado fim de semana, realizou-se em Guimarães, na freguesia de Corvite, o 1.º Acampamento Regional de Braga (ACAREG). Este acampamento privilegiou a valorização dos recursos naturais, ao utilizar painéis solares, para aquecimento da água nos chuveiros, através de energia solar termodinâmica. A abertura do acampamento, sob o lema “A Fraternidade no Berço”, foi solenizada pela voz do presidente da Direcção Regional de Braga, o Chefe Campos de Sousa, sob o olhar atento do mais alto representante da Direcção Nacional, o presidente Jorge Caria.
Na manhã de sábado, partimos a pé rumo à estação de tratamento de água das Taipas, sob a orientação do Eng.º Francisco Silva, que a todos elucidou e sensibilizou para uma utilização mais responsável deste recurso tão precioso. Foi uma visita extremamente interessante.
Da parte da tarde, realizou-se um jogo de cidade, “À descoberta de Guimarães “, onde tivemos oportunidade de visitar alguns monumentos e descobrir pormenores que desconhecíamos, sobre a história desta cidade.
O jantar de sábado foi, sem dúvida, o momento mais alto, pois proporcionou um encontro entre D.ª Teresa e seu filho D. Afonso Henriques, que aí fizeram as pazes e convidaram os seus súbditos para um jantar medieval, cuja ementa contemplava o porco no espeto. Mais uma vez, parabéns ao casal escuteiro António Oliveira e Maria da Conceição, do Núcleo de Brito, que novamente nos surpreendeu com esta representação e transmitiu uma mensagem de vivacidade, entusiasmo e alegria, que contrariam o peso das suas idades e cabelos brancos. Bem hajam!
No domingo de manhã, tivemos oportunidade de ter umas noções sobre “suporte básico de vida”, dadas por uma equipa dos Bombeiros Voluntários das Taipas.
Com a tarde, chegou também o fim do acampamento, com a Eucaristia presidida pelo Assistente Regional, P. Castro e a renovação da Promessa de mais 5 elementos do Núcleo de Corvite, enriquecendo assim a FNA. No final, foi transmitido o testemunho à nova comissão organizadora do próximo ACAREG, em 2013, que será na zona da Póvoa do Varzim.
Estiveram presentes 16 elementos do nosso Núcleo. Resta-nos dar os parabéns aos obreiros deste ACAREG que, na verdade, não só proporcionou grandes momentos de convívio entre todos, como transmitiu conhecimentos bastante enriquecedores. Bem hajam todos. Aguardamos ansiosos pelo próximo. Boas Férias.
Ludovina Abreu
Sem comentários:
Enviar um comentário