segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

43.º Aniversário do Núcleo e 70.º Aniversário do CNE




Ao escrever esta notícia, o entusiasmo e a emoção toma conta dos meus sentimentos, ao recordar o passado sábado dia 4, em que, para além da comemoração dos 43 Anos da nossa Associação, oficializou-se também a abertura das Comemorações dos 70 Anos de CNE em Polvoreira. Juntaram-se os esforços de ambas as associações e com muito engenho, trabalho, dedicação e cansaço, organizou-se a tão esperada festa.

A FNA iniciou a sua comemoração com um almoço dos associados e familiares onde foi visível o carinho e a emoção que alguns sentiram ao reverem-se e recordarem tempos passados. Pelas 15 horas foi o grande momento de abertura das comemorações dos 70 anos do CNE, que se iniciou com uma apresentação em multimédia deste percurso, com a presença de todos os convidados.

De salientar a presença dos Chefes Nacional, Regional e de Núcleo do CNE, do Dr. Domingos Bragança, Vereador da Câmara Municipal de Guimarães, do Sr. Carlos Oliveira, Presidente de Junta da Freguesia de Polvoreira e do Sr. Padre Isac, Assistente do Agrupamento 200. Todos deixaram uma mensagem de reconhecimento e de parabéns, pelo trabalho efectuado pelo CNE junto dos jovens, tendo realçado a necessidade de se manterem vivas estas associações que tanto contribuem para a formação de verdadeiros homens e mulheres.

Durante o espectáculo, que foi conduzido com mestria por dois apresentadores do CNE, foram desfilando algumas representações efectuadas pelas várias secções do CNE e uma da FNA, que apelavam precisamente aos sentimentos de tolerância, carinho, responsabilidade e amor. Foi também elaborada uma montagem gradual, e feita uma explicação sobre o logótipo escolhido que, para além de demarcar a maioridade do Agrupamento, enaltece os gestos de amor para com o próximo, representando a imagem de Madre Teresa de Calcutá.

Houve também um momento para homenagear, com uma pequena recordação, todos os dirigentes e colaboradores que, ao longo destes 70 anos, tanto contribuíram para que o Agrupamento 200 se mantivesse vivo até hoje. Foi visível a emoção de alguns e a falta de palavras de outros, para expressar tanta alegria, por reviverem momentos que a vida lhes fez deixar para trás, pelas mais variadas razões. Estas comemorações culminaram com a Eucaristia, onde a emoção mais uma vez tomou conta de nós, não só pela Promessa de mais um explorador, mas também por três membros do nosso Núcleo, Alfredo Silva, Bento Silva e Domingos Atilano renovarem a sua Promessa escutista e receberem a Investidura na FNA, tendo a feliz sorte de o fazerem pelas mãos do Padre Miguel Ângelo que, nestas ocasiões, já nos habituou a lindíssimas Eucaristias, fazendo-nos entrar no nosso íntimo.

No final, e após tantas emoções o CNE ofereceu a todos um Verde de Honra, que proporcionou momentos de grande alegria entre escuteiros mais novos e mais velhos e familiares desta grande Família. Parabéns a todos os que contribuíram e tudo fizeram para que fosse uma festa verdadeiramente memorável.

Ludovina Abreu



Sem comentários: