sexta-feira, 17 de junho de 2011

ACANUC FNA/ACAMPAMENTO 70 ANOS CNE POLVOREIRA

O passado fim-de-semana, foi o culminar de uma grandiosa preparação para o tão ansiado acampamento comemorativo, dos setenta anos do Escutismo em Polvoreira. Foi, de facto, um acampamento que mobilizou muita gente, desde os elementos do CNE, da FNA, pais e alguns elementos da comunidade paroquial. Todos em conjunto uniram forças e partiram para a grande aventura, que era a de levar todos os participantes a viver os valores de povos dos cinco continentes. Assim sendo, foram os lobitos ocupar um continente, que é (como quem diz) o campo da América e tornados Índios por estes dias. Os exploradores ocuparam a Europa e foram Vikings; os pioneiros habitaram a Oceânia e foram o povo Maori; os caminheiros a Ásia, representando assim os Samurais e a FNA partiu rumo a África e ocupou o Egipto.

Chegados ao Egipto, começou verdadeiramente a nossa aventura e para melhor a representarmos, tornou-se necessário fazer a indumentária que nos caracterizaria. Mas isso não foi problema: levamos uma máquina para costurar, os tecidos e no campo criámos um atelier, onde confeccionámos as nossas indumentárias.

Por entre ideias e discórdias, entusiasmo e diversão, lá demos azo à nossa criatividade e, verdade seja dita, percebemos que temos gente com criatividade e imaginação. No final do dia, as roupas estavam prontas, assim como nós para usá-las na “Festa dos Povos” (fogo de conselho) de sábado, que reuniu todos os povos em perfeita harmonia (assim fosse a realidade no nosso planeta), que desfilaram com os seus trajes e entoaram os seus gritos.

Foi na realidade uma comemoração entusiasmante, onde, mais uma vez, o espírito escutista esteve bem presente, onde os que partiram foram recordados e quem viveu este acontecimento fica com uma bela recordação para a vida, ficando assim bem vincado que o Escutismo, em Polvoreira, tem raízes bem sólidas.

Damos os parabéns ao CNE pela dedicação, empenho e excelente trabalho que tem efectuado junto dos jovens, demonstrando assim que, unindo os esforços de todos, é possível proporcionar momentos inesquecíveis para aqueles que os vivem. Desejamos ainda que encontrem sempre força e coragem para continuar o seu trabalho . Parabéns. Do nosso Núcleo, estiveram presentes 25 associados e 11 familiares.

Ludovina Abreu

DESTAQUE: Dos 12 escuteiros que há 70 anos (1941) fizeram a sua Promessa, 5 pertencem ao nosso Núcleo da FNA. São eles: Alberto Gomes, António Pereira de Oliveira, Avelino Marques, João de Abreu e José António da Silva. Estando o primeiro ausente no estrangeiro, todos os outros estiveram presentes neste Acampamento do 70.º Aniversário. Deve ser realçado ainda o facto de o Avelino Marques ter vindo de canadianas, devido à queda sofrida recentemente. A nossa grande estima e admiração. BRAVO, BRAVÍSSIMO! M.A.











1 comentário:

Anónimo disse...

gostava de preparar um acampamento, sabem se existe algum local desponivel por ai ?
Obrigada !