sábado, 25 de fevereiro de 2012

Dois irmãos, dois testemunhos

Tradição escutista familiar

Do nosso associado Alfredo Silva, residente na Póvoa de Varzim e que, no seu tempo do CNE, foi o 2.º Chefe da Alcateia 75 do Agrupamento 200 de Polvoreira, recebemos este testemunho feliz da continuidade do ideal escutista no seio da própria família. Parabéns ao Alfredo e à sua linda neta lobita,

Sara Sofia!

“Apresento os meus cumprimentos a todos os Escutas e seus Familiares. Juntamente envio, com muito orgulho, esta foto acompanhado da minha neta, de quem fui padrinho de lobita. Isto é para vocês verem que vale sempre a pena passarmos o testemunho aos mais novos. Um abraço para todos. Saudações Escutistas.

Alfredo Silva”

Depoimento

Do nosso associado Bento Silva, residente na Póvoa de Varzim e que, no seu tempo do CNE, foi guia da Patrulha Leão do Agrupamento 200 de Polvoreira, recebemos este depoimento entusiasta, motivado pela publicação do livro “O Agrupamento 200-Polvoreira do Corpo Nacional de Escutas”.

“Ao Agrupamento 200 de Polvoreira, Guimarães

Eu, BENTO DE ASCENÇÃO FREITAS DA SILVA, saúdo todos os irmãos e Irmãs desse grande Agrupamento a que tive o privilégio de pertencer. Na verdade, ao ler o livro (...), fiquei sem palavras, nunca pensei que o historial fosse tão rico. Também eu, modestamente contribuí para esse passado e presente glorioso do Grupo.

Passaram 50 anos desde que eu deixei de estar no activo, por ter deixado a freguesia. Mas que 50 anos maravilhosos, que a juventude de Polvoreira passou a viver a vida escutista. Que maravilha! Como é que aquela semente lançada pelos fundadores e depois refundadores, deu tão grande fruto! Vou aplicar aqui a divisa da liga da jarreteira: NUNCA TANTOS, TANTO FICARAM A DEVER A TAO POUCOS.

Para todos os escuteiros no activo, para aqueles que, por motivos vários, se tiveram de ausentar e para os que já partiram para o acampamento eterno; para aqueles que, embora não pertencessem, mas de alguma forma ajudaram os escuteiros desse Agrupamento, que o Menino Jesus e São Nuno os cubra de bênçãos.

Uma nota final, não sabia que outro escuteiro se tinha ordenado padre; fico muito contente com esta novidade.

Quero deixar uma saudação ao autor do livro, de muito carinho e apreço pelo excelente trabalho. O livro lê-se depressa, mas imagino o trabalho exaustivo de pesquisa para que o produto final fosse este. (...) Polvoreíra será lida por muita gente e todos ficarão a saber que o escutismo é a melhor escola da vida.

Um Abraço para todos.

Bento Silva”.




Sem comentários: