terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Conselho Regional

Foi no passado sábado (dia 25 de Fevereiro), que se realizou mais um Conselho Regional de Braga e, neste ano, o anfitrião foi o Núcleo recém-ativado de Nespereira, que nos recebeu num excelente salão, pertencente ao CNE da freguesia e que generosamente cedeu as suas instalações. Foi um Conselho bastante participado, dado o número elevado de Núcleos presentes.

Iniciaram-se os trabalhos com uma breve explicação, por parte do nosso Presidente Regional José Luís, sobre o último ano de trabalho e que foi, pela Comissão Fiscalizadora, enaltecido pela sua excelência, pedindo um voto de louvor, que foi aprovado por unanimidade e aclamação. Seguidamente foi aprovado por unanimidade o relatório de atividades e contas. Após algumas informações transmitidas aos núcleos, foi projetado um vídeo de apresentação do VII ACANAC da FNA em Guimarães, aguçando assim o entusiasmo de todos os presentes. A pedido de dois associados, foram declamados dois poemas pelo já conhecido Campos de Sousa, Presidente da Comissão Fiscalizadora, um de Bocage e outro de Cesário Verde. Foi, na verdade, um momento empolgante, a que já nos habituou.

Terminamos com a entrega da Medalha de Solidariedade a um associado do Núcleo de Delães, o irmão Cândido de Freitas, pelo serviço e dedicação prestados ao Movimento, que com grande humildade a recebeu, não sentindo à vontade para exprimir a sua alegria, o que, na minha opinião só denota a grandiosidade do seu coração. De seguida e em desfile, partimos para a Eucaristia, onde renovaram a promessa os elementos que voltaram ativar o Núcleo de Nespereira. A todos eles, desejamos as maiores felicidades e excelente trabalho.

Ludovina Abreu

sábado, 25 de fevereiro de 2012

Dois irmãos, dois testemunhos

Tradição escutista familiar

Do nosso associado Alfredo Silva, residente na Póvoa de Varzim e que, no seu tempo do CNE, foi o 2.º Chefe da Alcateia 75 do Agrupamento 200 de Polvoreira, recebemos este testemunho feliz da continuidade do ideal escutista no seio da própria família. Parabéns ao Alfredo e à sua linda neta lobita,

Sara Sofia!

“Apresento os meus cumprimentos a todos os Escutas e seus Familiares. Juntamente envio, com muito orgulho, esta foto acompanhado da minha neta, de quem fui padrinho de lobita. Isto é para vocês verem que vale sempre a pena passarmos o testemunho aos mais novos. Um abraço para todos. Saudações Escutistas.

Alfredo Silva”

Depoimento

Do nosso associado Bento Silva, residente na Póvoa de Varzim e que, no seu tempo do CNE, foi guia da Patrulha Leão do Agrupamento 200 de Polvoreira, recebemos este depoimento entusiasta, motivado pela publicação do livro “O Agrupamento 200-Polvoreira do Corpo Nacional de Escutas”.

“Ao Agrupamento 200 de Polvoreira, Guimarães

Eu, BENTO DE ASCENÇÃO FREITAS DA SILVA, saúdo todos os irmãos e Irmãs desse grande Agrupamento a que tive o privilégio de pertencer. Na verdade, ao ler o livro (...), fiquei sem palavras, nunca pensei que o historial fosse tão rico. Também eu, modestamente contribuí para esse passado e presente glorioso do Grupo.

Passaram 50 anos desde que eu deixei de estar no activo, por ter deixado a freguesia. Mas que 50 anos maravilhosos, que a juventude de Polvoreira passou a viver a vida escutista. Que maravilha! Como é que aquela semente lançada pelos fundadores e depois refundadores, deu tão grande fruto! Vou aplicar aqui a divisa da liga da jarreteira: NUNCA TANTOS, TANTO FICARAM A DEVER A TAO POUCOS.

Para todos os escuteiros no activo, para aqueles que, por motivos vários, se tiveram de ausentar e para os que já partiram para o acampamento eterno; para aqueles que, embora não pertencessem, mas de alguma forma ajudaram os escuteiros desse Agrupamento, que o Menino Jesus e São Nuno os cubra de bênçãos.

Uma nota final, não sabia que outro escuteiro se tinha ordenado padre; fico muito contente com esta novidade.

Quero deixar uma saudação ao autor do livro, de muito carinho e apreço pelo excelente trabalho. O livro lê-se depressa, mas imagino o trabalho exaustivo de pesquisa para que o produto final fosse este. (...) Polvoreíra será lida por muita gente e todos ficarão a saber que o escutismo é a melhor escola da vida.

Um Abraço para todos.

Bento Silva”.




quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

RPN - Fevereiro

No passado dia 2, o frio intenso da noite assustou muitos dos nossos associados, a ponto de apenas sete "heróis" e uma "heroína" terem marcado presença na nossa reunião de Núcleo. Foi a reunião plenária com menos presenças nos últimos sete anos. Note-se, entretanto, que foram vários os associados que justificaram a ausência por outras razões. Em face da situação, não foi possível fazer a prevista programação anual das actividades, pelo que, de uma forma mais informal, ocupámo-nos na análise das ultimas actividades. Esperemos que, na próxima reunião plenária, o frio nos dê tréguas.

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Cantar dos Reis

À semelhança de anos anteriores, o nosso Núcleo participou, no passado dia 19, nas tradicionais "Reisadas", promovidas pela Junta da freguesia de Polvoreira e que tem a adesão da maioria das associações da freguesia. O encontro teve lugar na Escola da Valinha e, embora não sendo profissionais, como temos algumas valias musicais no Núcleo (caso de associados que pertencem e orientam o Grupo Coral da paróquia), julgamos não ter deslustrado no conjunto. Até porque o mais importante era cantar e conviver.Estiveram presentes 14 associados e alguns colabiradores e familiares. Parabéns à Junta da Freguesia por esta iniciativa.