quinta-feira, 11 de julho de 2013

O Núcleo está mais pobre



No passado dia 4 de Julho, faleceu em França, local onde residia, o nosso associado e fundador Alberto Gomes, irmão do Padre Miguel Ângelo e da nossa associada Maria do Rosário. Dada a distância, não tivemos possibilidade de estarmos presentes no seu funeral, mas estaremos hoje dia 11 na igreja Paroquial de Polvoreira, pelas 19h30m numa missa de sétimo dia em sua homenagem, associando-nos desta forma com a sua família e prestando a nossa mais sincera solidariedade neste momento de dor.


Registo Biográfico

Alberto Gomes nasceu na freguesia de Polvoreira, no dia 8 de Dezembro de 1930, sendo filho de Bento Gomes e de Rosa Pinheiro. Entrou para o escutismo aos 10 anos, tendo feito a sua promessa de lobito no dia 6 de Janeiro de 1941, início do escutismo na freguesia de Polvoreira. Dois anos volvidos, integrou o Grupo 69 – Beato Nuno (da mesma freguesia), tendo pertencido à patrulha Leão, como sub-guia. Em 1948, de 13 a 23 de Agosto, participou no VIII Acampamento Nacional, realizado no Bom Jesus, em Braga. Manteve-se no CNE-Corpo Nacional de Escutas, até ao seu casamento, ocorrido no dia 19 de Março de 1953.

Depois de quase trinta anos a residir no estrangeiro, regressou a Portugal, retomando a sua ligação ao escutismo. Como “antigo escuteiro”, participou nas comemorações do “Cinquentenário” da fundação do escutismo em Polvoreira, nomeadamente no “Acampamento de Aniversário”, realizado nos dias 8-10 de Junho de 1991.
No dia 6 de Janeiro de 2001, 60 anos depois de ter feito a sua promessa de lobito, na mesma igreja paroquial de Polvoreira, renovou a sua promessa escutista e recebeu a Investidura no Núcleo n.º 4-Polvoreira da Fraternidade de Nuno Álvares (FNA). Tendo voltado a residir em França, desde 2002, teve ainda a oportunidade de participar, em 30 de Setembro de 2007, na Festa do Quadragésimo Aniversário do nosso Núcleo. Faleceu no dia 4 de Julho de 2013, em Anglet.

Sem comentários: