domingo, 26 de outubro de 2014



AO ENCONTRO DA CULTURA


No passado Domingo dia 12 de Outubro, realizamos a nossa já habitual atividade anual ao “Encontro da Cultura”. Desta vez, voltamos a convidar os dirigentes do agrupamento 200 e tivemos a companhia de quatro. Visitamos pela manhã, o Mosteiro de Singeverga, único mosteiro masculino em Portugal. Relativamente recente e grandioso, é um mosteiro dos frades beneditinos, cujas instalações datam de 1892 tendo, contudo, sido restaurado em meados do século XX.
 No seu interior conserva-se um valioso espólio de arte sacra e de coleções de arte africana ou borboletas.
 Na sala do capítulo, destaque para uma imagem de São Bento em madeira policromada, seiscentista. No final da visita gentilmente guiada pelo Monge Irmão André, assistimos à eucaristia solene cantada no mosteiro.
 Não muito longe deste, existe um seminário em cujos anexos se produz o famoso licor de Singeverga.
Após a eucaristia, reunimo-nos em saudável convívio, para reconfortar o estômago e assim nos prepararmos para a continuidade da atividade.
Iniciamos então a tarde, visitando a citânia de Sanfins que se localiza quase na sua totalidade na freguesia de Sanfins de Ferreira e a parte sudoeste na freguesia de Eiriz, ambas no concelho de Paços de Ferreira, distrito do Porto. Está classificada pelo IPPAR como monumento nacional.
É uma das mais importantes zonas arqueológicas da civilização castreja na Penísula Ibérica. Surgiu por volta do século I a.c. e ocupa uma área de cerca de 15 hectares.  Finda a visita à citânia, seguimos para o seu  Museu Arqueológico  que se encontra instalado no centro da freguesia de Sanfins, num edifício setecentista, conhecido por Casa da Igreja ou Solar dos Brandões, integrado num conjunto de interesse histórico local que compreende também os antigos espaços paroquiais. A exposição permanente mostra o espólio das escavações da Citânia de Sanfins e os materiais arqueológicos recolhidos na área do concelho de Paços de Ferreira, documentando inúmeros vestígios das comunidades implantadas na região desde o Neolítico. Os objectos expostos variam desde Estátuas de Guerreiros Castrejos às mais variadas peças de cerâmica, moedas, objectos religiosos e agrícolas. No final regressamos ao salão Paroquial de Polvoreira para entre todos partilharmos o farnel e onde em alegre convívio terminamos a atividade reforçando assim a harmonia que existe entre o CNE e a FNA.
Estiveram presentes  17 associados  27 familiares  5 elementos do CNE e ainda o nosso pároco e assistente Francisco Xavier.

 L.A.

Sem comentários: