quarta-feira, 21 de janeiro de 2015

Festa de S. Nuno 2014

A Região de Braga da Fraternidade Nuno Álvares celebrou o dia do nosso Patrono em Moreira de Cónegos, com aquela que é a grande festa anual da Região, a Festa de S. Nuno. Este ano a organização esteve a cargo do Núcleo Nª Sra. D’Ajuda.
Estiveram presentes mais de 35 Núcleos da Região, o Arcipreste de Guimarães e Vizela, Rev. Padre Constantino, o Presidente da Câmara Municipal de Guimarães, Dr. Domingos Bragança, o Presidente da Junta de Freguesia de Moreira de Cónegos, Sr. Paulo Renato, da madrinha do Núcleo, D. Sameiro Pereira, de todo o Agrupamento 663 do CNE, dirigido pelo Chefe Vítor, do Secretário Internacional, António Fontinha, dos 3 membros da Mesa do Conselho Nacional, chefiados pelo seu Presidente, António Campos de Sousa, do Secretário do Conselho Fiscal e Jurisdicional Nacional, José Machado, do Diretor do Departamento Nacional de Formação, Luis Abreu, da Mesa do Conselho Regional, presidida pelo Paulino Costa, do Secretário do Conselho Fiscal Regional e nosso associado, Francisco Teixeira e ainda do irmão escuta José Maria Machado, em representação do coordenador da Região do Porto.
As comemorações tiveram o seu início em Vermoim, local onde se realizaram estas comemorações o ano passado, com o Núcleo local e numa bonita e singela cerimónia fez-se a passagem do andor de S. Nuno, para a Direção Regional, que organizou o já tradicional cortejo automóvel até ao local das comemorações deste ano. Em desfile, até à sede da Junta de Freguesia, onde foram içadas as bandeiras oficiais e foi inaugurada uma exposição com os trabalhos concorrentes ao Concurso de Pintura com o tema “S. Nuno” e que foi avaliado por um júri constituído por pintores experientes e independentes.
A Eucaristia foi celebrada pelo Assistente do núcleo da Sra. D’Ajuda, Rev. Padre Matos, e embelezada pelo Coro de S. José.
No final da Eucaristia procedeu-se à cerimónia protocolar ondo o Presidente da Câmara Municipal de Guimarães procedeu à sua adesão oficial à FNA. O seu percurso no escutismo teve o seu início no Agrupamento do CNE de Pinheiro, onde foi escuteiro fundador e Dirigente, assinou então em público a Proposta de Admissão e recebeu simbolicamente o lenço castanho. No seu discurso o Dr. Domingos Bragança elogiou o escutismo e o percurso atual da FNA prometendo estar presente sempre que lhe for possível.
De seguida e em confraternização mais de 170 pessoas se juntaram para o almoço que se estendeu pela tarde, animada com um momento cultural no Auditório do Centro Paroquial, com a atuação do Coro de S.José e do Grupo de cavaquinhos de Moreira de Cónegos.
Parabéns aoo núcleo organizador, pelo excelente trabalho que efectuaram.
Estiveram presentes 4 associados e um familiar.

L.A.

Sem comentários: