segunda-feira, 4 de fevereiro de 2008

PLANO DE ACÇÃO PARA 2008

Este Plano de Acção pretende dar continuidade ao “Plano de Biénio”, aprovado em Reunião Plenária de Núcleo, no dia 9 de Fevereiro de 2007.

1. Linhas Orientadoras
1. 1. Mobilizar os Associados

Mobilizar os Associados no sentido da co-responsabilidade nas actividades desenvolvidas e na assiduidade às reuniões. Esta mobilização será possível na medida em que se assumam causas aglutinadoras das energias dos associados.

1.2. Integrar Elementos Jovens
Torna-se necessário rejuvenescer o Núcleo com a integração de elementos novos, também na idade. Esta integração só será possível, se o Núcleo oferecer “causas mobilizadoras”, mas também actividades adequadas à sua idade. Isto poderá passar, eventualmente, por uma organização interna, tendo em conta a idade dos associados. Será a procura do equilíbrio entre os associados “menos jovens”, psicologicamente mais voltados para o passado, e os jovens, naturalmente voltados para o futuro.

1. 3. Servir a Comunidade
Estar ALERTA PARA SERVIR – significa que os associados “devem estar preparados, a todo o instante, para cumprirem o seu dever, (...) a fim de ajudarem os seus semelhantes”[1]. Esta missão do Núcleo deve ser realizada individualmente por cada associado – segundo o seu carisma pessoal - ou em grupo, segundo as necessidades do meio. De igual modo, este serviço aos outros terá de ser alimentado pela Fé – a FNA é um Movimento da Igreja Católica – e informado pelos princípios do humanismo Cristão[2]. Embora esteja por fazer uma análise cuidada, quer das carências do meio quer das possibilidades reais dos associados, o Plano de Acção prevê a constituição de quatro Departamentos:

Departamento de Formação: para assegurar, com alguma regularidade, a formação escutista.
Departamento de Religião: para incentivar a cultura religiosa e a formação espiritual dos associados e potenciar a sua colaboração na respectiva paróquia.
Departamento de Acção Social: para desenvolver tarefas de apoio a pessoas idosas, carenciadas, etc., eventualmente, em parceria com a Junta da Freguesia.
Departamento de Cultura e Ambiente: para promover a Cultura e a defesa do Ambiente e, também, a formação dos associados nestas áreas.
2. actividades
2. Actividades
Janeiro
13: Romagem ao Cemitério
26: Encerramento das Comemorações dos 40 Anos
Março
08: Conselho Regional
30: Ao Encontro da Natureza
Julho
5/6: Acampamento do Núcleo
Novembro
16: Festa do Beato Nuno (Joane)

[1] Cf. Regulamento Geral da FNA, Artigo 25.º.
[2] Cf. Estatutos da Fraternidade de Nuno Álvares, Artigo 2.º, alínea e).

Sem comentários: