segunda-feira, 4 de fevereiro de 2008

ENCERRAMENTO DAS COMEMORAÇÕES DOS 40 ANOS

Escolhemos o dia 26 de Janeiro para encerrarmos de forma condigna as comemorações do QUADRAGÉSIMO ANIVERSÁRIO do nosso Núcleo. Teve lugar no Centro de Dia. O encontro iniciou-se com a celebração da Eucaristia e a investidura de dois novos associados: a Rosinda Magalhães e o Francisco Teixeira. Na homilia, foi sublinhada a exortação do Papa aos escuteiros, para viverem o Escutismo como “um autêntico caminho de santidade” e, também, a palavra de S. Paulo, convidando à construção da união fraterna.
A Ludovina Abreu fez a “apresentação” dos candidatos à Investidura. Referiu a Rosinda como a “menina franzina”, de ontem, “irrequieta, cheia de vida e de ideias (...) sempre muito audaz e líder do seu grupo” e que, hoje, é a “Mulher que formou família” e “apoia o Agrupamento na secção dos pioneiros”. Evocou também o “amigo e companheiro” Francisco, o seu passado de “rapaz discreto, mas persistente e responsável” e que, mais tarde, se tornou “dirigente dos exploradores”, sendo “um exemplo para os seus elementos, a quem transmitiu ordem, disciplina, segurança, mas também carinho e amizade”.
No final da Celebração, procedeu-se ao visionamento dos filmes e fotos dos vários actos das Comemorações de 2007, trabalho realizado pelo Carlos Abreu, Sérgio Silva e António Mendes.
O jantar decorreu com muita animação, tendo sido confeccionado com saber e servido com simpatia por elementos do Rancho Folclórico de Polvoreira, a quem felicitamos e agradecemos. O dia terminou em convívio sereno e alegre, alimentado pelas “Canções dos Começos” (1941), orientadas pelos nossos “históricos”: Avelino, “Toneco”, Januário e João Abreu.
Estiveram presentes vinte e seis associados e familiares, num total de mais de cinquenta pessoas.


(06:52)


ROMAGEM AO CEMITÉRIO

À semelhança dos anos anteriores, no dia 13 de Janeiro, o nosso Núcleo associou-se ao Agrupamento 200, na romagem ao cemitério, para a evocação saudosa dos nossos companheiros falecidos. O acto consistiu na deposição de uma coroa de flores, na leitura dos nomes e numa prece colectiva. Estiveram presentes dezassete associados.

CONSELHO DE NÚCLEO

Realizou-se no dia 7 de Janeiro, com a presença de vinte associados, no Centro Social da Paroquia de Polvoreira. Teve como principais pontos de agenda, a votação do Relatório e Contas de 2007 e a votação do Plano de Acção para 2008.

PLANO DE ACÇÃO PARA 2008

Este Plano de Acção pretende dar continuidade ao “Plano de Biénio”, aprovado em Reunião Plenária de Núcleo, no dia 9 de Fevereiro de 2007.

1. Linhas Orientadoras
1. 1. Mobilizar os Associados

Mobilizar os Associados no sentido da co-responsabilidade nas actividades desenvolvidas e na assiduidade às reuniões. Esta mobilização será possível na medida em que se assumam causas aglutinadoras das energias dos associados.

1.2. Integrar Elementos Jovens
Torna-se necessário rejuvenescer o Núcleo com a integração de elementos novos, também na idade. Esta integração só será possível, se o Núcleo oferecer “causas mobilizadoras”, mas também actividades adequadas à sua idade. Isto poderá passar, eventualmente, por uma organização interna, tendo em conta a idade dos associados. Será a procura do equilíbrio entre os associados “menos jovens”, psicologicamente mais voltados para o passado, e os jovens, naturalmente voltados para o futuro.

1. 3. Servir a Comunidade
Estar ALERTA PARA SERVIR – significa que os associados “devem estar preparados, a todo o instante, para cumprirem o seu dever, (...) a fim de ajudarem os seus semelhantes”[1]. Esta missão do Núcleo deve ser realizada individualmente por cada associado – segundo o seu carisma pessoal - ou em grupo, segundo as necessidades do meio. De igual modo, este serviço aos outros terá de ser alimentado pela Fé – a FNA é um Movimento da Igreja Católica – e informado pelos princípios do humanismo Cristão[2]. Embora esteja por fazer uma análise cuidada, quer das carências do meio quer das possibilidades reais dos associados, o Plano de Acção prevê a constituição de quatro Departamentos:

Departamento de Formação: para assegurar, com alguma regularidade, a formação escutista.
Departamento de Religião: para incentivar a cultura religiosa e a formação espiritual dos associados e potenciar a sua colaboração na respectiva paróquia.
Departamento de Acção Social: para desenvolver tarefas de apoio a pessoas idosas, carenciadas, etc., eventualmente, em parceria com a Junta da Freguesia.
Departamento de Cultura e Ambiente: para promover a Cultura e a defesa do Ambiente e, também, a formação dos associados nestas áreas.
2. actividades
2. Actividades
Janeiro
13: Romagem ao Cemitério
26: Encerramento das Comemorações dos 40 Anos
Março
08: Conselho Regional
30: Ao Encontro da Natureza
Julho
5/6: Acampamento do Núcleo
Novembro
16: Festa do Beato Nuno (Joane)

[1] Cf. Regulamento Geral da FNA, Artigo 25.º.
[2] Cf. Estatutos da Fraternidade de Nuno Álvares, Artigo 2.º, alínea e).

MAPA DE PRESENÇAS – REUNIÕES (2007)


MAPA GERAL DE ACTIVIDADES – 2007

Louvor Nacional

Embora o percurso do nosso Núcleo tenha sido bastante irregular ao longo dos seus 40 anos, a Direcção Nacional entendeu distinguir-nos publicamente com um “Louvor Nacional”, pelo “trabalho desenvolvido ao longo de vários anos, pelo empenhamento e vivência da Lei e dos Princípios do Escutismo, denotando sempre elevado sentido do Serviço e pelo respeito pelos Estatutos e Regulamentos da FNA – Fraternidade de Nuno Álvares… (Ordem Nacional, nº 15). Esta distinção é uma grande honra para o Núcleo de Polvoreira e constitui uma responsabilidade acrescida para todos os associados, na fidelidade ao espírito e valores da FNA.

Participação das Esposas

Tem sido muito significativa a participação das esposas (e dos maridos) nas actividades do Núcleo, segundo o espírito preconizado pela FNA. Esta participação tem sido, em algumas actividades, quase a cem por cento, e muito colaborante na maioria dos casos.

Novos Associados

Em 2007, foram admitidos 7 novos associados. Alguns são da primeira hora do Escutismo em Polvoreira (Alberto Gomes), outros do tempo da “Reorganização” (Irene Vaz, Fernando Araújo, Jerónimo Dias), e alguns dos tempos mais recentes (Ludovina Abreu, Francisco Teixeira e Rosinda Magalhães).

Acção de Solidariedade

Aproveitando o espírito da quadra natalícia, o Núcleo realizou uma recolha de roupas e alimentos em favor de pessoas com menos recursos económicos. Foi a primeira vez que o Núcleo realizou uma actividade de carácter social, cumprindo um dos seus fins estatutários. Esta acção foi realizada em parceria com o Centro Social de Polvoreira.

Fundação da FNA em Serzedelo

No dia 8 de Dezembro, o Núcleo de Polvoreira fez-se representar por dois elementos da Direcção (António Cardoso e Virgínia Lameiras) e pelo associado Fernando Araújo, na cerimónia da fundação do Núcleo da FNA de Serzedelo. Foi um gesto de solidariedade para com o novo Núcleo a quem desejamos longa vida!