quarta-feira, 30 de outubro de 2013

FUNDAÇÃO DO NÚCLEO DE SANTO AMARO










No dia 27, a Região de Braga congratulou-se por mais uma fundação, desta vez pela fundação do Núcleo de Santo Amaro que contou com a presença de 39 Núcleos da região. Todos que estiveram presentes quiseram deixar o seu apoio e demonstrar a alegria e o empenhamento no crescimento da Fraternidade de Nuno Álvares - Escutismo Adulto.
Depois da recepção aos convidados e do hastear da Bandeira Nacional na sede do Núcleo de Santo Amaro, realizou-se uma visita à Gruta do Silêncio, local de recolhimento interior e oração. De seguida, seguimos em desfile até à Igreja Paroquial, onde se realizou a Eucaristia com Renovação de Promessa dos 9 elementos fundadores do Núcleo. De referir a beleza dos cânticos entoados pelo CNE de Santo Amaro que enriqueceram a eucaristia, assim como, a alegria com que as vozes dos mais pequeninos se faziam ouvir (foram momentos de grande beleza). Após os discursos e entrega de lembranças, foi servido um almoço na sede do Agrupamento do CNE, onde mais uma vez foi notória a colaboração e entre ajuda entre o CNE e a FNA que é muito salutar.
Parabéns ao Núcleo de Santo Amaro e desejamos todo o sucesso no seu percurso.

Do nosso Núcleo estiveram presentes 13 associados e 3 familiares.

 L.A.

sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Aniversário de Urgezes

No passado dia 19 de Outubro, o núcleo de Urgeses comemorou o seu 5º aniversário. Um núcleo que apesar de tão tenra idade, tem demonstrado ser possuidor de fortes raízes, a avaliar pelo excelente trabalho que tem efetuado ao serviço da comunidade. Integrado nesta comemoração, decorreu também o JOTA/JOTI que esteve no ar na nossa região, através da estação CT1EWA, a funcionar no Vaca Negra – Centro de Arte e Cultura em Urgezes. Congratulamos o núcleo de Urgezes pelo seu aniversário, pelo trabalho efectuado ao longo destes anos e desejamos muitas felicidades e entusiasmo no futuro. Agradecemos os momentos que nos proporcionaram nesta comemoração, pois é reconfortante ver a harmonia que existe entre o CNE e a FNA, que permite uma sã convivência entre estas associações, tornando-se muito proveitosa no serviço á comunidade.


Estiveram presentes 11 associados.

L.A.

AMAR também é DOAR

No dia 10 de Outubro o departamento de solidariedade do nosso núcleo, efetuou uma entrega de vestuário, calçado, brinquedos e utilidades para o lar, à instituição Fraterna – Centro comunitário de Solidariedade e integração social que apoia famílias carenciadas no nosso concelho. Agradecemos a todos que continuam a procurar a nossa associação, fazendo-nos chegar produtos que poderão ainda ter uma longa vida e serem de extrema importância, para aqueles que enfrentam as dificuldades do nosso quotidiano.

Participaram nesta iniciativa 4 associados.


L.A.

Ao encontro da Natureza e Cultura

No Domingo dia 22 de Setembro, depois de umas férias merecidas, retomamos as nossas actividades e partimos ao Encontro da Natureza e Cultura, desta vez, o destino foi o Parque de Insúa e a Vila das Taipas, mais concretamente na sua antiga estância termal.
Lopo pela manhã, iniciamos o nosso percurso a pé, percorrendo o parque da Ínsua que se situa, numa das margens que ladeia o Rio Ave, na Vila de Ponte. È um parque detentor de uma paisagem verdejante maravilhosa que acolhe não só os seus visitantes, mas também as espécies que por ali habitam.
As várias vertentes patrimoniais, estão bastante evidenciadas na paisagem, onde elementos físicos como a ponte romana, o moinho e o pelourinho convivem com traços de ruralidade profundamente enraizados e referenciados.
Visitamos ainda a Fonte do Leão que fica situada nas Termas, a sua água era bebida pelas pessoas que vinham fazer os seus tratamentos nas Termas. Atualmente, encontra-se imprópria para consumo. O “Ara de Trajano”, monumento honorífico dedicado ao imperador Trajano classificado como monumento Nacional.
Tivemos ainda oportunidade de ver o edifício dos Banhos Velhos e verificamos vestígios do aproveitamento das águas termais pelos romanos. Em 1939 foi remodelado com a ajuda do Estado. Esteve várias décadas em ruinas. Recentemente foi recuperado sendo um novo espaço museológico. 
A origem de Caldelas já vem desde a pré-história. Foram os romanos, com a descoberta e aproveitamento das nascentes termais que fizeram com que esta povoação se desenvolvesse.
No século XIX, as termas de Caldelas eram conhecidas a nível nacional, sendo procuradas por milhares de pessoas que encontravam aqui a cura para as suas doenças de pele, dos ossos e outras maleitas. Atualmente, as Termas das Taipas são uma estância termal, cujas águas possuem carateristicas terapêuticas, associadas aos tratamentos do aparelho respiratório, das vias aéreas superiores, reumáticas, músculo-esqueléticas e da pele, que conjuga a tradicional vertente clássica do termalismo com uma recente vertente de Bem – Estar. No final de manhã regressamos ao parque para um almoço entre “família” e disfrutar de uma tarde de alegre e saudável convívio.


Estiveram presentes 19 associados e 21 familiares.



L.A.

segunda-feira, 21 de outubro de 2013

FNA e Exploradores rumaram á aventura...

Após um ano de trabalho, onde todos se desdobraram na venda de gomas, na recolha de sucata, de cartão para reciclagem e distribuição de flyers... Desde os elementos, aos dirigentes e familiares, todos contribuiram para a realização deste sonho: - O JAMBOREE AÇOREANO 2013. Os dirigentes do grupo explorador de Polvoreira, convidaram a nossa associada Ludovina para substituir uma dirigente que por motivos profissionais não pode participar na aventura e desta forma colaborar no melhor desempenho destes elementos nesta actividade.
A aventura iniciou na manhã do dia 14 de Julho, logo pela manhã, pouco a pouco, todos foram chegando e se preparando para dar início a uma experiência que com certeza, marcou a vida dos protagonistas para sempre. Pelas 9 horas da manhã, partimos deixando para trás as famílias de coração apertado, vendo as suas crias dar asos a um sonho à muito desejado. Ao final da manhã, foi chegada a hora mais esperada por muitos dos elementos, pois fizeram nesse dia o seu batismo de voo. Eram 11 os que pela primeira vez viajavam de avião. Após termos feito escala em Ponta delgada, Ilha de S.Miguel, eis que 45 minutos depois estavamos chegados à Ilha de S.Jorge, palco de todas as aventuras. A vista do campo era soberba. O nosso olhar perdia-se nas águas do Atlântico, aos nossos pés, a pequena Vila de Velas e á nossa frente como que a espreitar-nos, a Ilha do Pico.
Foi uma semana alucinante, onde conhecemos e convivemos com escuteiros de todo o país, onde travamos novas amizades, onde enriquecemos os nossos conhecimentos escutistas e onde nos tornamos mais fortes como secção. Tivemos também oportunidade de conhecer esta maravilhosa Ilha, detentora de uma paisagem magnífica, onde o verde é cor predominante e onde a natureza arquitetou paisagens lindíssimas que tiveram a sua origem, aquando erupção dos vulcões ali existentes e hoje já extintos. A exemplo disso as fajãs de origem vulcânica e as piscinas naturais que nos deliciavam após as grandes caminhadas.
De salientar a excelente organização do JAMBOREE e a disponibilidade por parte destes elementos, em tornarem a nossa estadia o mais agradável possível, dada a instabilidade do clima, ao qual não estavamos habituados. Dia 21 de Julho, dia do regresso. Ao fazer escala em Ponta Delgada e uma vez que tinhamos a tarde livre, aproveitamos e fomos espreitar um pouco o centro da Ilha de S.Miguel. Aí tivemos oportunidade de visitar o museu militar, passear junto á marina e pelas ruas do centro, onde tivemos em contacto com alguns edifícios emblemáticos da Ilha.
Ao final da tarde, era chegado o momento que nos levaria de volta aos braços dos nossos familiares, (e que alguns já iam sentindo falta). Foi sem dúvida uma atividade que ficará não só na história do agrupamento, como na das nossas vidas. Um bem haja a todos que tornaram este sonho possível.



L.A.