sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Ao encontro da Natureza e Cultura

No Domingo dia 22 de Setembro, depois de umas férias merecidas, retomamos as nossas actividades e partimos ao Encontro da Natureza e Cultura, desta vez, o destino foi o Parque de Insúa e a Vila das Taipas, mais concretamente na sua antiga estância termal.
Lopo pela manhã, iniciamos o nosso percurso a pé, percorrendo o parque da Ínsua que se situa, numa das margens que ladeia o Rio Ave, na Vila de Ponte. È um parque detentor de uma paisagem verdejante maravilhosa que acolhe não só os seus visitantes, mas também as espécies que por ali habitam.
As várias vertentes patrimoniais, estão bastante evidenciadas na paisagem, onde elementos físicos como a ponte romana, o moinho e o pelourinho convivem com traços de ruralidade profundamente enraizados e referenciados.
Visitamos ainda a Fonte do Leão que fica situada nas Termas, a sua água era bebida pelas pessoas que vinham fazer os seus tratamentos nas Termas. Atualmente, encontra-se imprópria para consumo. O “Ara de Trajano”, monumento honorífico dedicado ao imperador Trajano classificado como monumento Nacional.
Tivemos ainda oportunidade de ver o edifício dos Banhos Velhos e verificamos vestígios do aproveitamento das águas termais pelos romanos. Em 1939 foi remodelado com a ajuda do Estado. Esteve várias décadas em ruinas. Recentemente foi recuperado sendo um novo espaço museológico. 
A origem de Caldelas já vem desde a pré-história. Foram os romanos, com a descoberta e aproveitamento das nascentes termais que fizeram com que esta povoação se desenvolvesse.
No século XIX, as termas de Caldelas eram conhecidas a nível nacional, sendo procuradas por milhares de pessoas que encontravam aqui a cura para as suas doenças de pele, dos ossos e outras maleitas. Atualmente, as Termas das Taipas são uma estância termal, cujas águas possuem carateristicas terapêuticas, associadas aos tratamentos do aparelho respiratório, das vias aéreas superiores, reumáticas, músculo-esqueléticas e da pele, que conjuga a tradicional vertente clássica do termalismo com uma recente vertente de Bem – Estar. No final de manhã regressamos ao parque para um almoço entre “família” e disfrutar de uma tarde de alegre e saudável convívio.


Estiveram presentes 19 associados e 21 familiares.



L.A.

Sem comentários: