segunda-feira, 21 de outubro de 2013

FNA e Exploradores rumaram á aventura...

Após um ano de trabalho, onde todos se desdobraram na venda de gomas, na recolha de sucata, de cartão para reciclagem e distribuição de flyers... Desde os elementos, aos dirigentes e familiares, todos contribuiram para a realização deste sonho: - O JAMBOREE AÇOREANO 2013. Os dirigentes do grupo explorador de Polvoreira, convidaram a nossa associada Ludovina para substituir uma dirigente que por motivos profissionais não pode participar na aventura e desta forma colaborar no melhor desempenho destes elementos nesta actividade.
A aventura iniciou na manhã do dia 14 de Julho, logo pela manhã, pouco a pouco, todos foram chegando e se preparando para dar início a uma experiência que com certeza, marcou a vida dos protagonistas para sempre. Pelas 9 horas da manhã, partimos deixando para trás as famílias de coração apertado, vendo as suas crias dar asos a um sonho à muito desejado. Ao final da manhã, foi chegada a hora mais esperada por muitos dos elementos, pois fizeram nesse dia o seu batismo de voo. Eram 11 os que pela primeira vez viajavam de avião. Após termos feito escala em Ponta delgada, Ilha de S.Miguel, eis que 45 minutos depois estavamos chegados à Ilha de S.Jorge, palco de todas as aventuras. A vista do campo era soberba. O nosso olhar perdia-se nas águas do Atlântico, aos nossos pés, a pequena Vila de Velas e á nossa frente como que a espreitar-nos, a Ilha do Pico.
Foi uma semana alucinante, onde conhecemos e convivemos com escuteiros de todo o país, onde travamos novas amizades, onde enriquecemos os nossos conhecimentos escutistas e onde nos tornamos mais fortes como secção. Tivemos também oportunidade de conhecer esta maravilhosa Ilha, detentora de uma paisagem magnífica, onde o verde é cor predominante e onde a natureza arquitetou paisagens lindíssimas que tiveram a sua origem, aquando erupção dos vulcões ali existentes e hoje já extintos. A exemplo disso as fajãs de origem vulcânica e as piscinas naturais que nos deliciavam após as grandes caminhadas.
De salientar a excelente organização do JAMBOREE e a disponibilidade por parte destes elementos, em tornarem a nossa estadia o mais agradável possível, dada a instabilidade do clima, ao qual não estavamos habituados. Dia 21 de Julho, dia do regresso. Ao fazer escala em Ponta Delgada e uma vez que tinhamos a tarde livre, aproveitamos e fomos espreitar um pouco o centro da Ilha de S.Miguel. Aí tivemos oportunidade de visitar o museu militar, passear junto á marina e pelas ruas do centro, onde tivemos em contacto com alguns edifícios emblemáticos da Ilha.
Ao final da tarde, era chegado o momento que nos levaria de volta aos braços dos nossos familiares, (e que alguns já iam sentindo falta). Foi sem dúvida uma atividade que ficará não só na história do agrupamento, como na das nossas vidas. Um bem haja a todos que tornaram este sonho possível.



L.A.

Sem comentários: