segunda-feira, 21 de novembro de 2016

   FEIRA MEDIEVAL EM POLVOREIRA

Nos dias 10, 11 e 12 de Julho, Polvoreira foi palco de mais uma iniciativa do agrupamento 200 de Polvoreira, que em três dias tornou irreconhecível as áreas envolventes da Igreja Paroquial de Polvoreira. Entre as bancas com produtos regionais, com artesanato e iguarias da região, a música e danças medievais, rábulas teatrais, e um almoço medieval “vestiram” as imediações da nossa Igreja Paroquial à Idade Média, com muitas pessoas a aderir aos trajes e às danças, num animado ambiente onde miúdos e graúdos foram convidados a regressar à época medieval.

Foi sem dúvida um fim de semana místico e mágico que ficará certamente na memória de todos, sobretudo daqueles que tiveram a iniciativa, dos que gratuitamente se entregaram ao trabalho, daqueles que das mais diversas formas contribuíram  para tornar este evento possível, participando ativamente nas inúmeras iniciativas propostas pela organização do evento. O nosso núcleo esteve este ano representado com uma banca de doces, licores e gelados e alguns dos nossos associados estiveram na colaboração ao bar do CNE.
Estiveram envolvidos neste evento 12 associados.










III ACAREG

O III ACAREG decorreu em Pedome, V.N. Famalicão entre o dia 10 e 12 de Junho, com organização do Núcleo local, que festejou também o 15º aniversário. O nosso núcleo apenas esteve representado pelo nosso associado Padre Miguel Ângelo e no dia onze visitaram o acampamento, tendo assistido ao fogo de conselho quatro associados, que por estarem de serviço, no acampamento comemorativo do agrupamento 200 de Polvoreira, não puderam participar neste ACAREG.


quarta-feira, 22 de junho de 2016

FUNDAÇÃO DO NÚCLEO DE OLIVEIRA SANTA MARIA


A nossa Região esteve em festa no dia 17 de Abril, com a cerimónia de fundação do núcleo de Oliveira Santa Maria, uma paróquia de V.N. Famalicão.

As cerimónias iniciaram-se com uma Sessão Solene nas instalações da sede da Junta de Freguesia, onde estiveram presentes o Presidente da Junta, o Presidente da Assembleia de freguesia, o Vereador da Juventude e Associações da Câmara Municipal de V.N. Famalicão e os órgãos nacionais e regionais da FNA. Depois dos discursos protocolares, procedeu-se á cerimonia de tomada de possa da Direção do Núcleo.

De seguida foi servido um Porto de Honra nas instalações da Escola local, para depois e em desfile, divergimo-nos até ao Mosteiro de Oliveira Santa Maria onde se efetuou uma visita guiada ao monumento.
 
A Eucaristia solene foi celebrada no Salão paroquial, dado o grande número de escuteiros e paroquianos, foi presidida pelo Rev. Padre Carlos, Pároco e Assistente do escutismo, e foi abrilhantada pelo excelente coro local e pela presença de todo o Agrupamento 442 do CNE. Depois da imposição do lenço ao Assistente e benzida a bandeira do Núcleo, procedeu-se á cerimónia de Investidura com a Renovação de Promessa dos novos escuteiros adultos.

Após a entrega de lembranças aos mais de 30 Núcleos presentes, a cerimónia terminou com a imposição simbólica do lenço à Madrinha do Núcleo, também ela uma antiga escuteira.

Parabéns ao novo Núcleo!

Estiveram presentes 3 associados

CONSELHO NACIONAL

Nos dias 9 e 10 de Abril estivemos presentes com 4 associados no Conselho Nacional Plenário, que decorreu em Fátima . 
 
Este foi um dos mais importantes Conselhos Nacionais dos últimos anos, com uma intensa ordem de trabalhos destacando-se a eleição da Mesa do Conselho Nacional, com a continuidade da equipa composta por associados da nossa Região, que aceitaram continuar o seu trabalho na FNA durante mais 3 anos, mas acima de tudo a discussão e votação dos projetos de revisão dos Estatutos e Regulamentos. Destes, foi aprovado com quase 90% dos votos o projeto da Direção Nacional, apoiado oficialmente pelas 4 Direções Regionais (Braga, Porto, Lisboa e Setúbal) e que tinha já sido apresentado no nosso ultimo Conselho Regional.

CONSELHO REGIONAL

No dia 27 de Fevereiro, realizou-se na Sede do Agrupamento 366 do CNE em Brito-Guimarães, mais um Conselho Regional.

Estiveram presentes cerca de 150 associados de toda a região.

Na cerimónia de abertura, contamos com a presença do Rev. padre Fernando, pároco e Assistente do escutismo em Brito, de um representante da Junta de Freguesia e do Chefe de Agrupamento do CNE.

Foram apresentados o Relatório e Contas de 2015 da Direção Regional, assim como o Plano e Orçamento para 2016. Após o parecer favorável do Conselho Fiscal Regional, estes documentos foram aprovados por unanimidade.

O Núcleo de Pedome que será o organizador do III ACAREG, fez uma apresentação sobre a evolução do estados dos trabalhos da organização do Acampamento e apresentou já algumas decisões, assim como, o custo por participante.

Foi discutido também o prolongamento do mandato do Conselho Fiscal Regional até Fevereiro de 2017 para evitar um Conselho Regional (eleitoral) Extraordinário, informações sobre o próximo Conselho Nacional, o programa para a organização da Festa de S. Nuno para os próximos anos, o Fundo de Solidariedade do Tarrafal, a nova Insígnia comemorativa e a atualização da base de dados da Região.

No final do Conselho, a Direção Regional agraciou com a Medalha da Solidariedade o Presidente do Núcleo de S. Gens, pelo seu extraordinário espírito de serviço no exercício da suas funções, também como formador, mas sobretudo na Expansão da FNA no Concelho de Fafe, sendo o responsável direto pela fundação de 4 novos Núcleos.

Com a entrega de Diplomas de Agradecimento ao Núcleo e Agrupamento do CNE de Brito, encerrou-se o Conselho .

Estiveram presentes 6 associados

sábado, 19 de março de 2016

Imagem peregrina de S. Nuno

No passado Domingo dia 22 de Março, foi a vez da nossa cidade receber a imagem peregrina de S. Nuno, entregue pelas mãos dos nossos irmãos fraternos de Braga.
Em desfile, percorremos algumas artérias da nossa cidade, sendo a imagem transportada numa charrete, puxada a cavalo .
A Eucaristia, realizou-se na Igreja de S. Sebastião, uma paróquia onde o escutismo se encontra desativado.
Por esse motivo, se trouxe esta cerimónia para o centro da cidade, para despertar o espírito escutista aos antigos escuteiros do CNE que tenham vontade de partilhar connosco este ideal. Estiveram presentes nesta iniciativa a Direção Regional, o Vice-Arcipreste de Guimarães e Vizela e Assistente do Núcleo do CNE, Rev. Padre Samuel, o Chefe de Núcleo de Guimarães, Ernesto Machado, o Presidente da Câmara Municipal de Vizela, Sr. Dinis Costa, assim como, o seu assessor e padrinho do Núcleo da FNA de S.Miguel -Vizela, Sr. João Polery, e o Chefe de Gabinete do Presidente da Câmara Municipal de Guimarães, Sr. Miguel Sousa, também ele um antigo escuteiro.
A cerimónia, incluiu a assinatura em público da Proposta de Admissão à FNA do Presidente da Câmara Municipal de Vizela, que foi escuteiro durante muitos anos no Agrupamento de S.Miguel - Vizela e que recebeu simbolicamente o lenço castanho.
Esta cerimónia teve ainda uma Boa Ação coletiva que contemplou a recolha de bens alimentares trazidos pelos elementos que participaram e que reverteram a favor das crianças carenciadas que são apoiados pelo Patronato de S.Sebastião.

DESFILE DE VESTIDOS DE NOIVA ANTIGOS


No passado dia trinta de Maio, Polvoreira assistiu a um evento inédito por estas terras… Um desfile de vestidos de noiva antigos!

Foi sem dúvida um evento magnifico, não só pela beleza dos vestidos, mas pelo espírito de camaradagem que se sentiu em toda a equipe da organização. Foi um evento cuja ideia partiu da FNA de Polvoreira e que contou com a pronta disponibilidade por parte dos vários movimentos paroquias. CNE, Grupo de Jovens, Grupo Coral, Confrarias, equipes do Bar da  Paróquia, Centro Social e Paroquial de Polvoreira,  Conselho Económico e alguns empresários e anónimos desta paróquia que colaboraram no sentido de tornar este evento inesquécivel.

A população feminina, foi convidada a tirar do “baú”, os seus vestidos à muito guardados e talvez esquecidos. Seguiram-se depois dias de muita azáfama… A correria aos baús tinha iniciado e pouco a pouco, foram-se descobrindo algumas relíquias muito empoeirados e outras já invadidas pela “traça”. Depois do pó sacudido, os buraquinhos remendados, chegou o momento de experimentar a atracão da festa – “ O vestido de noiva!”. Para desilusão de muitas das donas dos vestidos, estes já não serviam…  Nada que nos surpreendesse, pois estas senhoras que outrora foram meninas, carregaram dentro de si o dom da vida, dos filhos que brotaram de um amor que um dia uniram através do matrimónio… E estas “coisas” provocam as suas “mazelas”. Ninguém desesperou e logo encontraram quem coubesse neles. Umas recorreram às filhas, outras às sobrinhas, algumas às vizinhas e houve até quem recorresse às futuras noras!  - Mas, para grande satisfação de outras, um número reduzidíssimo claro ( nem respiravam de tão apertado que estava o vestido), lá desfilaram o seus próprios vestidos. Os penteados ficaram a cargo  da Monica salão de cabeleireira e do salão Ly cabeleiros, assim como a maquilhagem que ficou nas mãos da Susy Ribeiro. Estas profissionais de uma forma voluntária e de total disponibilidade tornaram mais belas as nossas “ noivas”. Na animação, tivemos também a colaboração de uma forma voluntária e extremamente generosa do DJ Eduardo, do cantor de Rap MCD2 e do já nosso amigo e sobejamente conhecido o artista da bola e das músicas NENO que já não é a primeira vez que de forma gratuita e voluntária, tem colaborado em alguns dos nossos eventos.  Para registar todos os momentos, contamos também com a colaboração generosa da Foto Estrela que cobriu todo o evento de forma gratuita. As noivas, uma a uma, foram desfilando pedaços de história perdidos no tempo. Os vestidos foram desfilados por ordem cronológica, sendo o mais antigo de 1956 e o mais recente de 2015. Foi sem dúvida um evento magnifico que permitiu a todos vizualizar a evolução dos tempos, na confeção de vestidos de noiva e permitiu a vivência de um ambiente muito familiar que em Polvoreira pouco a pouco se vai sentindo.

Bem hajam a todos que permitiram o sucesso deste evento, pois sem o apoio de todos não teria sido possível. As receitas reverteram a favor das obras da nossa Igreja Paroquial.
Em breve publicaremos as fotos.

Estiveram envolvidos 7 associados.

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2016

CONSELHO DE NÚCLEO

No passado sábado, dia seis de Fevereiro reunimo-nos   na nossa sede para mais um conselho de núcleo com a seguinte ordem de trabalhos:

1 -   Apresentação e votaçaõ do Relatório de Atividades do ano de 2015
2 -   Apresentação e votação do Relatório de contas de 2015
3 -   Apresentação e votação do Plano de Atividades para o ano de 2016
4 -   Apresentação e votação do Orçamento para o ano de 2016
5 -   Outros assuntos

O relatório de atividades foi aprovado com uma abstenção e o relatório de contas foi aprovado por unanimidade.
O Plano de atividades foi aprovado com uma abstenção e o orçamento foi aprovado por unanimidade.
Estiveram presentes 15 associados.


CANTAR DOS REIS

Foi no dia 17 de Janeiro que se realizou mais um encontro de Reis, promovido pela Junta de Freguesia de Polvoreira e organizado este ano pelo CNE de Polvoreira.
Foram convidados todos os movimentos e associações para o cantar dos Reis   e desta forma promover as tradições e o convívio entre todos os participantes.  Este ano, o encontro teve lugar na Escola EB1 Quinta do Vale, onde todos se reuniram num ambiente de alegre convívio e entusiasmo. No final todos os grupos participantes foram agraciados pela junta de freguesia com um donativo e a empresa Bombos Alves ofereceu a cada grupo, como tem feito em anos anteriores, um instrumento musical, este ano foi a pandeireta. Bem hajam todos aqueles que continuam a manterem  vivas as nossas tradições.




Estiveram presentes 12 associados.

CEIA DE REIS

No dia 9 de Janeiro, realizou-se mais uma vez, a Ceia de Reis do Agrupamento 200 do CNE de Polvoreira, este ano com um motivo extra para celebrar, pois o agrupamento faz 75 anos de existência e como tem sido habitual, a FNA esteve presente neste encontro “familiar”  que a todos proporciona momentos de partilha, animação e boa disposição.
De salientar o excelente desempenho de todas as secções que nos animaram e levaram a refletir com as suas encenações.
Cinco associados estiveram no apoio à cozinha. 

Estiveram presentes 12 associados.

ROMAGEM AO CEMITÉRIO

No dia 3 de Janeiro, depois da Eucaristia e em desfile, rumámos ao cemitério de Polvoreira, em conjunto com o Agrupamento 200, para homenagear os escuteiros que nos precederam no "eterno acampamento".
Estiveram presentes 11 associados